Foto: Stephan Eilert/cearasc.com

Ainda que com mais de um mês para a chegada de 2023, as atividades da atual temporada para o futebol feminino alvinegro chegou ao final no início da atual semana, mais precisamente na segunda-feira, 7. Foi um ano de muita luta e em que o Vozão alcançou o principal objetivo da modalidade: o acesso à Série A1, com direito a título da Série A2 do Brasileirão. O cearasc.com traz, agora, uma retrospectiva dos números alvinegros em 2022. 

Ao todo, as Meninas do Vozão entraram em campo em 20 partidas oficiais. Ao todo, foram 14 vitórias, quatro empates e somente duas derrotas. O aproveitamento dos pontos do Mais Querido no futebol feminino foi de 76,6%. 

Nestas partidas, o Mais Querido balançou as redes em 95 oportunidades, uma média de 4,75 gols por jogo. Neste período, a maior goleada da equipe comandada por Erivelton Viana foi contra o Arsenal/CE. Jogando na Vila Olímpica Elzir Cabral, o Alvinegro goleou o time do interior do estado por 22x0. 

Defensivamente, o ano alvinegro também foi de destaque. Dos 20 jogos, em que entrou em campo, o Ceará saiu sem ser vazado em 12, mais da metade das partidas. Somando todos os jogos, o Mais Querido foi vazado em apenas 13 oportunidades, uma média de 0,65 gol por jogo. 

Os dados resultaram em um título nacional inédito para a modalidade e em um vice-campeonato do Campeonato Cearense. 

Números individuais
Todos estes números são fruto de um trabalho coletivo no dia a dia, mas compostos pela individualidade de cada atleta. Sendo assim, os números das jogadoras alvinegras também merecem destaque. 

Quanto aos gols, a principal artilheira do Vozão na temporada foi Flávia Pissaia. A meio-campista marcou um total de 14 gols no ano, sendo a maior goleadora do clube em 2022. Atrás dela, vêm Michele Carioca, com 13 bolas na rede, e Bianquinha, com 11. 

Já em número de jogos, quem desponta é Juh Morais, uma das atletas mais experientes do elenco alvinegro. Completam o top-3, Thaís Helena e Daiane.