(Foto: LC Moreira/CearaSC.com)

Nesta terça-feira, 13/09, na partida contra o Sampaio Corrêa pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Ceará completará 100 jogos na Arena Castelão. A contagem leva em conta a reinauguração do estádio em 2013, após uma reformulação geral para se adequar aos moldes de arena de Copa do Mundo. A capital cearense recebeu seis jogos do Mundial de 2014.

Dos 99 jogos disputados até agora, o Ceará venceu 50, empatou outros 33 e perdeu 16 vezes. O aproveitamento alvinegro é de 61,6%. Ao todo, o Mais Querido já balançou as redes em 164 oportunidades e foi vazado 97 vezes. A média de gols do Vovô é de 1,65 por partida. Dos clubes cearenses, o Alvinegro de Porangabuçu é o que mais jogou na Arena Castelão. Recentemente, o vestiário, os acessos e o camarote utilizados pelo Ceará sofreram várias intervenções permanentes com identificação visual própria e exclusiva.

Em quase 100 jogos do Maior Campeão do Estado na Arena Castelão, elencamos alguns que inevitavelmente ainda estão na memória do torcedor alvinegro. O primeiro foi em 2014, ano do Centenário do clube. Naquela quarta-feira, 23 de abril, o empate sem gols contra o rival deu o quarto tetra-campeonato estadual ao Mais Querido.

Em 2015, duas partidas chamam a atenção. A primeira aconteceu no dia 29 de abril. O Ceará venceu por cima; Charles e Gilvan marcaram os dois gols contra o Bahia que deram ao Vozão o título invicto da Copa do Nordeste. No mesmo ano, outra partida quase tirou o fôlego de mais 50 mil torcedores que foram para a Arena Castelão. Nesse dia, o Ceará provou que futebol não vive de lógicas.

Contrariando pesquisas, após uma campanha irregular na Segundona, o Ceará chegara à última rodada do Brasileirão dependendo apenas de si para se salvar do descenso para a Série C. Aos 42 minutos do primeiro tempo, o pênalti muito bem batido por Rafael Costa fez tremer o Castelão. Mas a emoção mesmo estava guardada para os minutos finais da partida. O empate não servia para o Ceará e o goleiro Éverson sabia disso. Aos 45, Jones experimentou de fora da área e o goleiro Alvinegro conseguiu o primeiro milagre, indo buscar a bola na gaveta. Três minutos depois, Ramon cabeceou para o chão, dificultando ainda mais o segundo milagre de Éverson naquela noite. A Arena se recusou a servir de palco para jogos do Alvinegro na Série C.

Nesta terça-feira, 13/09, Ceará e Sampaio Corrêa jogam pela 25ª rodada da Série B. A partida acontece às 21h30, na Arena Castelão. O Vovô é o quinto colocado na classificação com 38 pontos, enquanto os maranhenses amargam a lanterna da Segundona com 17 pontos conquistados até agora. Os ingressos para essa partida estão sendo vendidos nas lojas oficiais do clube ou pelo site (http://cearasc.com/ingresso).

*(As informações são do Departamento de Cultura, Biblioteca e Documentação do clube)

Israel Simonton
Assessor de Comunicação
(85) 3023-9040 / 3023-4544
[email protected]