Na tarde deste sábado, 28/11, o Vovô encarou o Macaé, na Arena Castelão, e venceu por 1 x 0
(Foto: Christian Alekson / cearasc.com)

“Se é fácil... Não é Ceará”. Foi com este sentimento que os torcedores do Ceará Sporting Club se despediram da temporada 2015. Na tarde deste sábado, 28/11, o Vovô encarou o Macaé, na Arena Castelão, e venceu por 1 x 0. O gol dos cearenses foi de pênalti e o triunfo só pôde ser comemorado no apito final, quando o goleiro Éverson roubou a cena e fez duas defesas épicas, garantindo os três pontos que tiraram o Alvinegro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro Série B 2015 na rodada decisiva.

O primeiro tempo começou com os dois times atacando pouco e mostrando muita cautela em campo. Mandante, o Alvinegro valorizava a posse de bola e buscava mais o ataque. Aos nove minutos, Alex Amado tocou para Rafael Costa, que finalizou por cima. Três minutos depois, Baraka arriscou de fora da área, mas a zaga afastou. Depois disso, Rafael Costa teve mais três chances, mas errou o alvo e parou no goleiro adversário.

Com muita movimentação no ataque, Alex Amado, Wescley e Tiago Cametá tentaram aparecer em lances de velocidade, mas esbarraram na marcação do time carioca. A primeira tentativa dos visitantes aconteceu somente aos 28 minutos, quando Juninho mandou pelo lado direito um chute de fora da área.

Com 31 minutos, Rafael Costa recebeu de Tiago Cametá e cabeceou, mandando pela linha de fundo. No minuto seguinte, o lateral arriscou de fora da área, mas o goleiro Rafael defendeu. Aos 37 minutos foi a vez de Victor Luís aparecer bem na esquerda e chutar forte, no entanto a bola saiu pela linha de fundo. Ricardinho apareceu aos 39 minutos para tentar o gol em chute de fora da área, mas mandou para fora.

Com 41 minutos, Ricardinho voltou a ser decisivo. O camisa 8 cruzou para Rafael Costa, que foi derrubado na área, sofrendo penalidade máxima. O próprio camisa 9 foi para a cobrança e mandou no canto direito do goleiro Rafael, que pulou para o outro lado. Depois de sofrer o gol, o Macaé ainda quis chegar ao ataque, mas a defesa do Vovô segurou bem as investidas adversárias e foi para o vestiário vencendo.

O segundo tempo reservava muitas emoções para o torcedor do Ceará Sporting Club. O time começou sofrendo pressão do Macaé, mas conseguiu segurar o time carioca, que investiu muito nas jogadas aéreas. Apostando nos contra-ataques, o Ceará trabalhou bem com Tiago Cametá e Ricardinho, mas não conseguiu ampliar, desperdiçando chances claras de gol.

A aflição do Vovô aumentou ainda mais quando o cronômetro passou dos 40 minutos. O Macaé se jogou ao ataque e Éverson precisou trabalhar. Com Ricardo Conceição, Fabinho e Mazola em campo, o técnico Lisca tentou dar novo fôlego ao Vovô, porém os atacantes que entraram desperdiçaram chances incríveis e deram a chance para a equipe do Rio de Janeiro.

Aos 45 minutos, Jones chutou com muita força, mas Éverson fez uma defesa sensacional. Três minutos depois, o zagueiro Ramon foi ao ataque e tentou de cabeça, obrigando o camisa 1 do Ceará a fazer mais um milagre na Arena Castelão. Depois disso, o Vovô só esperou o apito final e comemorou muito a conquista dos três pontos, que levaram o clube à 15ª posição na tabela, assegurando sua permanência na Série B do ano que vem.

Saiba mais sobre Ceará 1 x 0 Macaé: http://vozao.net/1PO8nZP.