Foto: Bruno Aragão/cearasc.com

O Ceará está com o novo comando técnico. Enderson Moreira, 47 anos, executou, nessa quarta-feira, 24/04, já o segundo treinamento com o elenco do Vozão. Prestes a estrear pelo Campeonato Brasileiro, a gente conversou com o treinador sobre as expectativas à frente do time e os desafios em Porangabuçu para o restante da temporada. Confira!

cearasc.com: Seja bem-vindo, professor. É um prazer passar para o nosso torcedor um pouco da sua expectativa, agora, à frente do Vozão.
Enderson Moreira: É uma honra participar desse projeto, porque acredito. O clube do Ceará tem se organizado muito. Enfrentei o Ceará por algumas ocasiões e sempre foi uma equipe que me chamou atenção por tudo que passa em termos de organização, pela torcida que tem. Sempre foi muito difícil jogar aqui. Espero que a gente possa realmente fazer um bom Campeonato Brasileiro. É uma competição extremamente difícil e a gente precisa de bons resultados.

cearasc.com: Você gosta de trabalhar com categorias de base. Temos um dos maiores CTs do Nordeste para o futebol de formação. Nos últimos anos, revelamos alguns atletas. Você acredita que essa atenção às categorias pode definir o futuro do time?
EM: Eu acho que uma equipe como o Ceará precisa muito dessas grandes revelações. Eu, particularmente, gosto muito de trabalhar com jogadores jovens. Acima de tudo, vira um ativo para o clube. Quando você tem bons jogadores na própria casa, você consegue proporcionar para o clube gastar menos em contratações e, ao mesmo tempo, tem a possibilidade de criar revelações que podem interessar não só ao cenário nacional, mas ao internacional também.

cearasc.com: Você tem uma proximidade com Marcelo Segurado, nosso executivo de futebol, desde quando foi técnico do Goiás. Isso favorece de alguma forma as relações dentro do clube?
EM: Eu conheço muitos atletas aqui de jogar contra. Mas acompanho muito deles. Quando você começa a trabalhar no dia-a-dia, você tem um conhecimento maior de cada um. Meu objetivo principal é tirar o máximo desses atletas. Isso que eu tenho que me preparar e estar atento.

cearasc.com: A gente ouve muito sobre o seu padrão de jogo. Posse de bola, troca de passes. Fala um pouco mais de qual deve ser o estilo do Ceará sob seu comando.
EM: Eu preparo a nossa equipe para que ela possa dominar o adversário. Você domina o adversário em cima de troca de passes. Em algumas situações, é claro que você vai pegar o adversário que vai nos trazer maiores dificuldades. Mas eu sempre monto equipes que possam de alguma forma enfrentar esses adversários com uma postura muito positiva, não sendo uma equipe simplesmente reativa. Eu gosto de equipe agressiva, marcando mais alto. É claro que a gente está num início de trabalho; é claro que a gente não vai conseguir em pouquíssimo tempo colocar tudo isso em prática. Nos meus últimos trabalhos, tive bons resultados nesse aspecto. É um modelo que a gente acha que é muito interessante.

cearasc.com: Como você enxerga a força dos clubes nordestinos no cenário do futebol brasileiro?
EM: Eu gosto de ressaltar que, no Brasileiro do ano passado, Bahia e Ceará chamaram muita atenção. Além de bons resultados, o Ceará conseguiu uma coisa extraordinária. Isso é raríssimo no futebol. A Bahia conseguiu a melhor colocação na era dos pontos corridos. Acima disso, foram duas equipes que jogaram um futebol de altíssimo nível. Conseguimos fazer enfrentamentos com equipes extremamente poderosas, com personalidade e forma de jogar que chamou atenção. Isso é um reconhecimento que não tem preço. Tenho orgulho disso. Acho muito importante que a gente possa contribuir com o futebol brasileiro. Estou chegando agora e estou impressionado com a organização e estrutura do clube. É uma coisa que a gente ouve falar, mas quando você chega aqui, percebe o nível de profissionalismo. Eu fiquei muito feliz de ter sido escolhido para essa função. Mas eu quis vir também. Dentro das possibilidades que eu tinha, eu escolhi estar aqui. Porque eu acredito no projeto e na forma que o clube está sendo gerido. O (técnico) Lisca fez um grande trabalho e já encontrei um cenário significativo sendo feito. A expectativa é de que a gente possa fazer uma grande temporada. Precisamos muito do nosso torcedor. Eles têm uma força fantástica. Conseguimos nos fortalecer muito com a energia que vem da arquibancada.

cearasc.com: Você já foi campeão brasileiro com Goiás e América/MG. Como é feito um planejamento para colocar o time no rumo das conquistas?
EM: Se tratando de uma competição de pontos corridos, precisamos começar bem. Quando você começa muito mal o Campeonato Brasileiro, você compromete com quase toda certeza o restante do campeonato. Você vai estar sempre correndo atrás. Nós teremos uma parada da Copa América e todo mundo vai se preparar mais depois disso. É importante a gente conseguir uma boa pontuação. Eu acho que é um trabalho de mentalização do atleta. Preparar o atleta para as dificuldades. Ninguém consegue passar por um campeonato com 38 rodadas sem ter problemas. Isso é uma coisa que todo mundo tem que entender. O mais importante é a gente ter tranquilidade para poder superar esse momento e enfrentar essas dificuldades e retomar o caminho dos bons resultados. Essa estabilidade emocional é um caminho muito importante.

cearasc.com: Você traça metas para a disputa da Série A? Como tem sido essa avaliação de planejamento para o Brasileiro?
EM: Eu não gosto de falar com o torcedor de maneira que iluda. Nosso objetivo é a permanência na Série A. Sabemos das dificuldades, vamos disputar jogos contra gigantes do futebol brasileiro, equipes que têm recursos enormes. A gente precisa se manter. É claro que, a partir do momento que a gente consegue esse objetivo, a gente vai lutar com todas as forças para buscar algo mais. Às vezes, as coisas conspiram muito a favor. O mais importante é manter os pés no chão. Temos que trabalhar jogo a jogo. Não adianta ficar pensando muito para o futuro. A gente precisa determinar concentração total para cada partida. Esse é um caminho muito importante que a gente deve trilhar.

cearasc.com: Qual foi a impressão que você teve ao chegar no clube. Gostou do que viu?
EM: Antes de falar em estrutura, gostaria de falar das pessoas. Fui muito bem recebido por todos. Já me sinto em casa. Eu e a comissão estamos muito felizes com isso. A estrutura é excelente. Já conheci antigamente o CT da base e já imagino como deve estar. Temos todas as ferramentas necessárias para fazer um bom trabalho.

cearasc.com: O que o torcedor pode esperar do seu trabalho? Deixa um recado por favor para a nossa torcida, que é conhecida por apoiar sempre em qualquer que seja a situação.
EM: Primeiro, queria falar da honra de poder estar aqui. Eu sei que a temporada não começou da forma que o torcedor esperava. Mas eu tenho uma frase, que é muito importante. Não importa como começa, o que importa é como termina. Eu acho que temos todas as condições de terminar muito bem esse ano. Que o torcedor possa nos apoiar, nos incentivar. É claro que a gente não vai ter uma temporada sem problemas, mas confiamos muito na força do torcedor. Quando tivermos em momentos de dificuldade, que eles nos carreguem. Que acreditem como sempre acreditaram. Porque eu tenho certeza que vamos dar uma resposta muito positiva a esse torcedor.