(Foto: Mauro Jefferson/CearaSC.com)

Da Comunicação CearaSC

Tricampeão Cearense de Futsal Adulto nos anos 2003/04 e 2005, o Ceará retomou o projeto da modalidade na temporada 2019. Mesmo após o tempo de inatividade, o clube mostrou força logo em seu retorno à disputa das competições e faturou o título do primeiro turno do Campeonato Estadual.

O Alvinegro começou o projeto com um time experiente e cheio de nomes conhecidos do futsal cearense e que estavam sendo comandados por Fernando Cabral, técnico com passagens pela Europa (Itália e Portugal) e que esteve à frente da Seleção Brasileira Universitária. O treinador, que tem no currículo o título de Campeão Mundial Universitário em 2016, aos poucos foi implementando sua forma de jogar.

Depois de um início complicado, com resultados adversos e troca de atletas, o Ceará chegou às quartas-de-final do torneio estadual, contra o Horizonte. Ali começava a sequência de invencibilidade do Vozão no torneio. Em um confronto equilibrado na primeira partida, os times ficaram no empate em 2 a 2. No jogo da volta, o Vozão bateu o rival por 5 a 4 e avançou até a semifinal.

Na fase seguinte, o adversário foi o Pires Ferreira. No primeiro jogo, dentro do Ginásio Vozão, o Ceará venceu por 5 a 3. Na partida seguinte o Ceará segurou os donos da casa e conseguiu a classificação à decisão com um empate em 3 a 3. Na final, o Mais Querido enfrentou o Eusébio, atual campeão da Copa do Estado. Na primeira partida, um empate em 1 a 1. Jogando em Eusébio, o Vozão foi avassalador, aplicando um 3 a 0, fora de casa, garantindo, assim, a conquista do primeiro turno.

O Ceará abriu o segundo turno com uma goleada por 7 a 2 diante do Sumov, dentro do Ginásio Vozão. A vitória expressiva marcou o sétimo jogo do Ceará sem derrota na competição.

Em conversa com o cearasc.com, o técnico Fernando Cabral celebrou o momento positivo da equipe no torneio estadual. “Tivemos algumas mudanças de jogadores no início do trabalho, o que atrapalhou um pouco o rendimento da equipe, mas aos poucos fomos ajustando umas peças e conseguimos nos reerguer no torneio. Ao longo dos dias nós fomos melhorando nossa parte física e nossa marcação nos jogos, o que melhorou muito nossa forma de atuar”, disse o treinador.

Fernando acredita que a carga de treinos foi um fator importante para que a equipe conseguisse ter mais resistência nos jogos. “ Nós aumentamos o número de treinamentos na semana, chegamos a uma média de 8 treinos até chegar na final. Encaramos um time competitivo e muito bom, mas conseguimos ter equilíbrio para vencê-los no confronto e levantar a taça”, afirmou Cabral.

O Vozão volta à quadra, no próximo dia 27/07 (sábado), contra o Pires Ferreira, pela terceira rodada do Cearense.