O elenco treinou sob o comando dos departamentos de Fisioterapia, Fisiologia e Preparação Física
(Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

Neste domingo, 03/01, o time do Vozão retornou aos trabalhos em Porangabuçu, onde os atletas alvinegros passaram por avaliações e testes inéditos pela manhã e também no turno da tarde. Sob o comando dos departamentos de Fisioterapia, Fisiologia e Preparação Física do clube, os jogadores foram submetidos ao método FMS.

O Functional Movement Screen (FMS) foi criado por dois americanos e consiste em uma avaliação funcional de padrões básicos de movimentos necessários no dia a dia. São sete testes que buscam avaliar a funcionalidade global do corpo e identificar déficits e assimetrias de mobilidade, estabilidade e força. Hoje já é uma técnica amplamente conhecida mundialmente, sendo esta usada em times como Bayern de Munique/Alemanha, PSG/França, além da seleção campeã do mundo de futebol da Alemanha e de diversos times de futebol americano, entre outros.

"O foco da gente é a prevenção de lesões e a melhora da performance do jogador. O atleta de alto rendimento precisa de mobilidade, força, controle motor, tudo isso pra desenvolver melhor a capacidade física dele. Com o FMS e outros testes que serão aplicados por nós conseguiremos gerar um protocolo de prevenção de lesão individual. Durante todo o ano a gente vai reavaliando o grupo e vendo a evolução de cada atleta.", disse o fisioterapeuta João Paulo Frota.

As Categorias de Base da Seleção Brasileira e alguns times do Brasil já iniciaram a utilização do FMS, que, pela primeira vez, está sendo utilizado no futebol cearense, com a implantação no Ceará Sporting Club.

Além do FMS, serão realizados ainda uma série de testes biomecânicos, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, onde todos esses parâmetros vão gerar um protocolo preventivo de lesões, respeitando a individualidade, a necessidade e a especificidade de cada atleta.