As Federações Estaduais do Nordeste, a Liga do Nordeste e seus Clubes aqui reunidos declaram irrestrito apoio ao canal Esporte Interativo Nordeste. Pela primeira vez na história, o Nordeste tem seus grandes jogos e a festa de seu torcedor exibidos na TV localmente e para o Brasil inteiro. O Esporte Interativo Nordeste transmitirá já em 2014 todos os 62 jogos da Copa do Nordeste e um total de mais de 200 jogos do futebol da região, incluindo 7 Campeonatos Estaduais já a partir de 2015.

A chegada do Esporte Interativo Nordeste representou o fim do modelo de décadas em que nós só tínhamos a opção de assistir a jogos do eixo Rio-São Paulo. Além da transmissão dos jogos locais, o canal faz cobertura diária do esporte nordestino, com de mais de 50 jornalistas cobrindo diariamente os grandes times, fazendo programas pensados para nós, debates sobre temas locais, reconectando e recuperando a auto estima de nossos torcedores. A Copa do Nordeste foi em 2013 e já é em 2014, a competição de futebol do Brasil com maior média de público nos estádios, refletindo a enorme paixão e interesse pelo futebol local.

O Esporte Interativo Nordeste se tornou peça importante do crescimento econômico do futebol nordestino, aumentando sua visibilidade e ajudando no crescimento das principais linhas de receitas dos clubes: patrocínio, direitos de transmissão e licenciamento. Neste contexto, fazemos um apelo público às Operadoras de TV Paga que operam na região Nordeste, e que ainda não tenham o canal, para que ofereçam a seu assinante possibilidade de ter acesso ao Esporte Interativo Nordeste. Além de atender aos anseios de milhões de torcedores nordestinos, as Operadoras contribuirão para que os times da região possam voltar a competir de forma mais equilibrada com os times do sul nos próximos anos.

Todos que são a favor do futebol do Nordeste têm que aplaudir iniciativas como esta. Por isso, reunidos no Recife no dia 17 de fevereiro, Federações, Clubes e a Liga do Nordeste aprovaram por unanimidade o apoio ao Esporte Interativo Nordeste refletido nesta Carta Aberta, bem como  a convocação de torcedores, atletas e imprensa a se juntarem a este apelo público em nome do futebol nordestino.