(Foto: Maujo Jefferson/CearaSC.com)

Falta pouco mais de um mês para o início da Copa do Brasil Sub-20. Com a aproximação da data, a CBF definiu, na tarde desta quinta-feira, 06/02, os confrontos da primeira fase do campeonato.

De forma semelhante ao sorteio da competição profissional, para a definição do chaveamento, a Confederação Brasileira de Futebol dividiu as equipes em quatro potes com oito times cada. Do pote A saíram os adversários dos times do pote D. Por sua vez, do pote B, do qual fazia parte o Ceará, saíram os adversários dos times do pote C. Deste último saiu o São José/RS, adversário do Vozão na primeira rodada. O time é o atual vice-campeão estadual Sub-20.

Para Armando Desessards, coordenador de futebol do clube, é motivo de grande orgulho a participação do Ceará na competição. “Estamos muito lisonjeados por representar o estado na Copa do Brasil Sub-20. Vaga essa que conquistamos graças ao título estadual da última temporada, valorizando, assim todo o trabalho realizado pelas categorias de base”, ressaltou Armando.

Sobre o adversário, ele frisou: “A Copa do Brasil é uma competição democrática, que enfatiza o aspecto técnico. Nosso adversário é exemplo disso. Conquistou o vice-campeonato e desbancou equipes tradicionalíssimas como o Grêmio, além de ser o atual campeão Sub-17 do estado”, finalizou.

Também em sorteio, ficou definido que o Mais Querido terá a vantagem de jogar em casa, junto da Nação Alvinegra. Esta primeira fase será disputada em jogo único e os confrontos começam no dia 18 de março. Em caso de empate, o jogo avança, direto, para a cobrança de pênaltis. O time vencedor, segue. O perdedor está fora da competição.

Respeitando os critérios classificatórios atuais, participam da Copa do Brasil Sub-20 deste ano os 27 campeões estaduais da categoria e os vices estaduais das 5 federações melhor colocadas segundo o Ranking Nacional de Federações (RNF). Portanto, integram a Copa do Brasil Sub-20 os campeões e vices dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Dos demais estados, participam apenas os campeões.

Departamento de Comunicação - CSC