Fernando Alcântara trabalhou em equipes de Base na Espanha, Arábia Saudita e até Seleção Brasileira
(Foto: Rafael Barros/CearaSC.com)

A cinco dias da estreia alvinegra no Campeoenato Cearense Sub-20 2015, o Ceará Sporting Club, que já treina desde a metade de janeiro focado na competição, enfrenta o São Gerardo, no próximo sábado, 28/02, no Estádio Franzé Moraes – Cidado Vozão, em Itaitinga/CE.
 
O Sub-20 do Alvinegro vai a campo com novidade no comando. Recém contratado pela Diretoria de Futebol Amador, o técnico Fernando Alcântara, que esteve no Salgueiro/PE durante a temporada passada, tem um histórico de participações em equipes de Base na Espanha, Arábia Saudita e até Seleção Brasileira.

O CearáSC.com conversou com o novo treinador dos garotos do Sub-20 para saber mais sobre sua filosofia de trabalho e sobre as pretensões alvinegras na disputa deste Estadual. Veja a entrevista completa:
 
CearáSC.com: O que o torcedor pode esperar deste time Sub-20 na disputa do Campeonato Cearense 2015?
Fernando Alcântara: Pode esperar muito trabalho e dedicação. Eu sei que é um pouco difícil nesse início do meu trabalho, principalmente no que diz respeito à assimilação daquilo que eu pretendo desenvolver aqui no clube. É um desafio grande para mim também. Eu não vou desistir, nem esmorecer. Vou investir nesse modelo de jogo em que acredito e é assim que pretendo conduzir o trabalho comandando o Sub-20 do Ceará.
 
CearáSC.com: Você falou sobre modelo de jogo. Os times comandados por você têm quais características? Adotam qual padrão de jogo?
FA: Eu tento desenvolver times equilibrados. O futebol é desenvolvido em dois momentos básicos: as transições ofensiva e defensiva. Todos têm que se movimentar para dar a condição de posse de bola, se impondo dentro de campo. No segundo momento, onde o time se defende, todos se posicionam em campo para tirar o espaço do adversário. Ter esse equilíbrio é fundamental. Monto meus times pensando nisso.

CearáSC.com: Você considera que existe diferença entre treinar equipes profissionais e de Categorias de Base?
FA: Considero, sim. No profissional, você já pega jogadores acostumados às cobranças, maturados e com qualidade técnica maior. Na base, você precisa de um pouco mais de paciência para introduzir suas convicções na cabeça do time. E é esse timing que precisamos encontrar. Pois quando encontramos uma equipe madura, já pulamos algumas etapas no processo de treinamento e o trabalho fica bem mais fácil.
 
CearáSC.com: Por ter a responsabilidade de moldar esses atletas, você se considera um tutor deles?
FA: Claro, o meu trabalho começa justamente aí. Já faz algum tempo que não trabalhava com Categorias de Base, mas estou em um processo de readaptação para fornecer ensinamentos que extrapolam as linhas do campo. Com certeza, é muito importante extrair deles a questão da cidadania, moral e ética. E o futebol pode ser um meio para que isso possa acontecer.
 
CearáSC.com: Tecnicamente, o Sub-20 do Ceará entra para a disputa deste Estadual de que forma?
FA: Digamos que com 50% do seu potencial. E isso é bom, porque demonstra que a gente pode melhorar cada vez mais. Nossa evolução vai acontecer na hora certa.

A estreia de Fernando Alcântara no comando do Vozão está marcada para o próximo sábado, 28/02, em partida diante do São Gerardo. O jogo acontecerá no Estádio Franzé Moraes – Cidade Vozão, em Itaitinga/CE, às 15h15min, com portões abertos à torcida. Além de São Gerardo e Ceará, as equipes do Estação, Alvinegro, Tiradentes e Rio Branco também compõem o grupo A2 do Campeonato Cearense Sub-20 2015.