Foto: Divulgação/cearasc.com

Mesmo durante o isolamento social por conta da pandemia de covid-19, o trabalho no Ceará Sporting Club não para. Na noite desta terça-feira, 28/04, de maneira inovadora, por meio de videoconferência, o Conselho Deliberativo do Ceará Sporting Club aprovou, por maioria de votos, o balanço financeiro do ano de 2019. 

O levantamento apontou uma receita operacional líquida da ordem de R$ 98.077.486,84 (noventa e oito milhões, setenta e sete mil reais, quatrocentos e oitenta e seis mil reais e oitenta e quatro centavos), proveniente de diversas fontes de receitas, como cotas de tv, programa de relacionamento com o torcedor, arrecadação de bilheteria, venda/negociação de atletas, premiações, patrocínios e Timemania, conforme detalhamento, em nota explicativa do demonstrativo do resultado. Ressaltamos o incremento na receita de vendas de atletas, que, em 2019, representou a segunda maior fonte de renda. 

Os custos e despesas do clube atingiram o montante da ordem de R$ 90.660.412,37 (noventa milhões, seiscentos e sessenta mil, quatrocentos e doze reais e trinta e sete centavos), valor que representa 92% do valor total da receita operacional líquida. No ano anterior, essas despesas representaram 93,7% das receitas líquidas do clube. 

A relação entre receita e despesas apontou um superávit da ordem de 5.768.766,15 (cinco milhões, setecentos e sessenta e oito mil reais, setecentos e sessenta e seis reais e quinze centavos), o maior da história alvinegra, o que evidencia a responsabilidade administrativa-financeira da Diretoria Executiva do Mais Querido, que se empenha pela manutenção do equilíbrio integral das contas. 

Ressaltamos, também, que este superávit foi investido quase que de maneira integral, ao longo do ano, nas categorias de base, aquisição de direitos econômicos de atletas, na infraestrutura do clube e, principalmente, na redução de passivos existentes, visto que a gestão prioriza a utilização de recursos em investimentos que possam resultar em uma maior eficiência do clube. Em decorrência deste resultado, destaca-se a evolução do patrimônio líquido, representado pelo montante 6.584.462,41 (seis milhões, quinhentos e oitenta e quatro mil, quatrocentos e sessenta e dois reais e quarenta e um centavos). 

Abaixo, disponível para download, o balanço oficial do Ceará Sporting Club no ano de 2019.