Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Em poucos dias, o Vozão iniciará a temporada 2022. Neste ano, o Time do Povo disputará um total de cinco competições (Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana). Destes cinco campeonatos, quatro têm o formato eliminatório como fórmula de disputa. O cearasc.com preparou um guia sobre as copas que o Vozão terá no ano e te conta todos os detalhes. 

Campeonato Cearense
Mesmo que com o nome de campeonato em sua formatação, o Cearense 2022 é disputado no formato de uma copa, integrando uma fase classificatória e fases eliminatórias. Maior campeão da competição estadual, o Ceará entrará na disputa na segunda fase (quartas de final). 

Segundo o regulamento, o Time do Povo enfrentará o quarto colocado da primeira fase do estadual. Em um confronto composto por partidas de ida e volta, sairá vencedor o time de maior pontuação na soma dos dois jogos. Em caso de empate, o saldo de gols será

o primeiro critério de desempate. Permanecendo a igualdade, a disputa será decidida nos pênaltis. 

Na semifinal e na final, o regulamento é o mesmo das quartas. 

Copa do Nordeste
A maior competição regional do país é mais uma Copa no caminho do Vozão em 2022. Bicampeão invicto do Nordestão, o Ceará buscará o terceiro título na Copa do Nordeste deste ano. Em sorteio realizado no fim de 2021, ficou definido que o Vozão estará no grupo B, ao lado de ao lado de Bahia, Náutico, CRB, Botafogo, Altos, Floresta e Sousa. 

A exemplo das últimas temporadas, na primeira fase do Copa do Nordeste, as equipes de um grupo enfrentam os clubes da outra chave (A x B). Deste modo, o Vozão enfrentará Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo, Atlético de Alagoinhas e Sergipe.

Classificam-se para a segunda fase do Nordestão os quatro melhores times de cada grupo. Nas quartas e nas semifinais, os confrontos são em jogo único, sendo a decisão da Copa do Nordeste feita em partidas de ida e volta. 

Copa do Brasil
Em 2022 o Vozão voltará a disputar a Copa do Brasil a partir de sua primeira fase. Após entrar na disputa do campeonato na terceira fase da competição em 2021, o Vozão volta a iniciar as disputas da principal competição eliminatória do nosso futebol. 

O sorteio dos confrontos da primeira fase da competição será no próximo dia 17/01, na sede da Confederação Brasileira de Futebol. Começam a competição 80 equipes. Nas duas primeiras rodadas eliminatórias, os classificados saem em partidas únicas. Na primeira fase, o mando de campo é das equipes de pior posição no ranking da CBF. No sorteio da primeira fase, se definirá, também, os mandos da fase seguinte. 

A partir da terceira fase (32 avos de final) entram na disputa os representantes brasileiros na Copa Libertadores e os campeões da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde. 

A partir desta fase, também, se iniciam os confrontos em ida e volta. Classificam-se as equipes com maior número de pontos nos dois jogos. Em caso de empate de pontos, a decisão será no saldo de gols e, permanecendo a igualdade, a disputa vai para os pênaltis. Assim como nos últimos anos de disputa, não há mais vantagem de gol marcado fora de casa. 

Copa Sul-Americana
Pelo segundo ano consecutivo e terceira vez na história, o Ceará disputará a Copa Sul-Americana. 

A exemplo da edição de 2021, o Alvinegro entra na disputa na fase de grupos. Antes desta fase, 32 equipes se enfrentam em confrontos eliminatórios. Os 16 classificados se juntam aos 12 times de Brasil e Argentina e dos quatro clubes que forem eliminados na última fase anterior à fase de grupos da Libertadores da América na fase de grupos da Sul-Americana 2022. 

Os embates da fase eliminatória pré-grupos já têm data para acontecer, enquanto o sorteio das chaves acontecerá no dia 23/03. 

A partir daí, os times terão oitavas de final (nesta fase, os líderes dos grupos da Sul-Americana enfrentam os terceiros colocados das chaves da Libertadores), quartas de final, semifinal e final.

 Nas três primeiras fases citadas, os confrontos são em partidas de ida e volta, com vitória para equipe com mais pontos na soma dos dois jogos. Em caso de empate, leva-se em conta o saldo de gols para determinar o classificado. Persistindo a igualdade, a disputa vai para os pênaltis. 

A exemplo dos dois últimos anos, a decisão da Copa Sul-Americana 2022 será em jogo único, em local a ser definido e divulgado pela Conmebol. 

 Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC