A torcida do Alvinegro Cearense é a 5ª maior da região Nordeste, segundo a pesquisa
(Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

É oficial! Saiu a 5ª pesquisa Lance! - Ibope, com o índice das maiores torcidas do Brasil e o Ceará aparece como o único representante do Estado, ocupando a 18ª posição do ranking nacional.

Com 0,8% de participação entres a torcidas do Brasil, a torcida alvinegra cearense contabilizou 1,6 milhões de torcedores. A pesquisa, que foi encomendada pelo portal Lance! ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), objetiva indicar possíveis quedas e crescimentos das maiores torcidas do País.

Na pesquisa, quem lidera o ranking é o Flamengo, na frente de Corinthians, 2º colocado, e São Paulo, com a terceira maior torcida. No Nordeste, a torcida do Alvinegro é a 5ª maior da região. De acordo com o Lance!, a margem de erro é 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Esta foi a 5ª pesquisa realizada pelo Portal Lance!, através do Ibope. A pesquisa ouviu 7.005 pessoas em todo território brasileiro. A nível de comparação, pesquisas eleitorais são realizadas com base em 3.000 pessoas somente. Foram ouvidos torcedores entre 10 e 15 anos.