Foto: Israel Branco/CearaSC.com

A sexta-feira, 28/06, foi dia da presença de dois dos componentes do departamento de fisioterapia do Mais Querido, na sala de imprensa Sérgio Pinheiro. Rodrigo Oliveira e João Paulo Frota falaram com as equipes de reportagem sobre recuperação de atletas como William Oliveira e Wescley, por exemplo, sobre a aquisição de equipamentos como o Tecar e, também, sobre a forma na qual a fisioterapia esportiva está situada no vozão.

Confira abaixo, alguns dos assuntos tratados na coletiva:


TECAR
Adquirido no último mês de junho, o equipamento de Transferência de Energia Capacitiva e Resistiva busca maior agilidade na recuperação de lesões. Para facilitar essa recuperação, o TECAR age direto na área lesionada, sendo ela músculo, tendão ou ligamento. Vale ressaltar que o Ceará é o primeiro do eixo Norte e Nordeste a fazer a aquisição de um TECAR.

Recuperação de atletas

Voltando aos treinamentos na última semana, Wescley e William Oliveira também foram assuntos na coletiva dos fisioterapeutas alvinegros. Wescley se recuperou de uma lesão na coxa direita, enquanto William Oliveira voltou aos treinamentos um mês antes do previsto. O volante realizou uma cirurgia no ombro direito para correção de uma instabilidade e tinha previsão de retorno para agosto, mas já se encontra em condições de jogo

Prevenção de lesões
Para que as lesões não venham a ocorrer, uma parceria entre Departamento de Fisioterapia, Departamento Médico e Departamento de Fisiologia realizou tanto na pré temporada, como no início da atual intertemporada, uma série de 13 testes que com capacidade de prever possíveis lesões em nossos atletas.
Além destes testes, em toda a temporada, o Ceará faz uso de um software chamado Apollo, que mapeia parâmetros como Quantidade de CK(Creatinoquinase), enzima responsável pela geração de energia muscular, quantidade de calor no corpo do atleta e outros parâmetros sanguíneos que podem prever lesões.