(Foto: Ceará Sporting Club/ divulgação)

Entre os dias 21 e 23 de janeiro, a cidade de Foz do Iguaçu/PR sediará o Congresso Internacional de Ciências do Futebol, Futsal e Beach Soccer. O evento tem como propósito principal em promover universalização de conhecimentos técnicos e científicos, além de desenvolver o networking entre profissionais e acadêmicos da área esportiva. 

Dentre os variados assuntos a serem discutidos no Congresso, destaca-se o Fórum Internacional de Desenvolvimento Humano no Futebol, a ser ministrado por Fernando Martilis, assistente social do Ceará Sporting Club, convocado a participar do evento. O profissional chegou ao clube alvinegro em janeiro de 2021 e desempenha um dedicado trabalho junto ao Departamento de Futebol de Base, na Cidade Vozão, contribuindo no processo de formação social dos futuros atletas do Mais Querido.

Em entrevista ao site cearasc.com, Fernando contou sobre sua formação profissional e relembra sobre sua chegada na Cidade Vozão para desempenhar o trabalho junto aos jovens atletas.

“Eu gosto de pensar que minhas escolhas profissionais me trouxeram ao Ceará Sporting Club e desempenhar a função que exerço. Sou formado em Serviço Social pela UECE e busquei minha especialização sobre o tema juventude no mundo contemporâneo. Essa especialização só tinha em Belo Horizonte e morei lá por um ano durante o curso. Ao retornar, sempre busquei exercer minha profissão junto a minha paixão pelo esporte. Sou um apaixonado pela dinâmica do esporte e pelo contexto social na vida das pessoas”, relembrou.

Durante o processo de formação dos atletas, o assistente social atua como mediador das relações sociais dentro clube, ou seja, facilitando a adaptação dos jovens jogadores a nova realidade e contribuindo no fortalecimento das relações interpessoais, sobretudo no equilíbrio dentro e fora de campo. Dentro desse contexto, Fernando celebrou sobre o convite a participar do Congresso e projetou na oportunidade em representar o Time do Povo no evento.

“Estou muito feliz e honrado pelo convite. É o reconhecimento do trabalho realizado junto dentro clube. O convite se deu através de um grupo de profissionais, que se reúne periodicamente, da área do esporte do país, como, da área social, da psicologia e da área da educação”, contou.

As atividades elaboradas na Cidade Vozão por Fernando Martilis têm o reconhecimento de todos que atuam no Mais Querido. Alessandro Queiroz, gerente no departamento de futebol de base, avaliou e enalteceu a presença do profissional dentro do processo de evolução do clube.

“A importância da convocação do Fernando para o Congresso serve para demonstrar que o trabalho de Serviço Social no departamento de base é levado com seriedade. Reforçando o nosso lema: revelando atletas e formando cidadãos. O que nos dá segurança no trabalho do profissional que temos conosco”, ressaltou.

A Nação Alvinegra poderá conferir maiores informações sobe Congresso Internacional de Ciências do Futebol, Futsal e Beach Soccer através do site oficial do evento: https://www.sympla.com.br/evento/congresso-internacional-de-ciencias-do-futebol-futsal-e-beach-soccer/1761401.

Departamento de Comunicação - CSC