Foto: Reprodução

Em 3 de julho de 1938 nascia José Nagel de Mello, em Recife-PE. Conhecido apenas como Nagel, o zagueiro muito cedo deu seus primeiros passos no mundo da bola, jogando pelas categorias de base do Santa Cruz, por onde também se profissionalizou e fez história.

O sucesso no Cobra Coral se tornou negociação no Botafogo-RJ, para onde se transferiu. Treinou ao lado de Zagallo, Garrincha e Nilton Santos, mas teve menos oportunidades que em seu antigo clube. Peregrinou por clubes de toda a América do Sul, passando por Remo-PA, Alianza Lima-PER, Democrata-MG, até chegar ao Ceará em 1971.

Pelo Mais Querido cearense, conquistou dois títulos estaduais importantíssimos, como ele mesmo conta.“Havia uma sequência muito grande em que o Ceará não conquistava títulos cearenses. Foram oito anos e em oito anos o primeiro título do Vozão se deu com minha chegada. Derrubaram até o muro daquele Presidente Vargas, imagine a efusão”, lembra o ex-futebolista para o quadro “Passado de Glórias” da Vozão TV

Após as duas conquistas, decidiu se aposentar da zaga, mas não do futebol. Continuou no Ceará, como ele mesmo conta, “chutando para os goleiros”. Foi quando se tornou treinador de goleiros em Porangabuçu. Anos depois viria a se tornar treinador do mesmo time, onde completou 97 jogos a frente da equipe cearense, tornando-se o 10º maior treinador da história do Ceará em números de jogos.

Aposentado, voltou à capital pernambucana, onde reside até hoje. O Ceará Sporting Club deseja um feliz aniversário ao Nagel e agradece, com nossas maiores estimas, pelos anos dedicados ao Vozão.