Felipe Santos / Ceará SC

O gol do meio-campista Lourenço, que garantiu classificação do Ceará a mais uma final de Estadual, contou com um fator extra: a alta velocidade atingida antes da finalização. Já era fim do primeiro tempo, mas o atleta conseguiu atingir 33,4km/h de sprint para receber passe de Aylon e abrir o placar na Arena Castelão. 

O fisiologista Pedro Monteiro explica que ações em velocidades máximas como a de Lourenço não acontecem por acaso, uma vez que são particularidades do modelo de jogo adotado pelo técnico Vagner Mancini. “Essas ações estão associadas a momentos extremamente importantes do jogo, como por exemplo no gol do Lourenço. Nos últimos anos, a intensidade do jogo de futebol teve um aumento significativo, principalmente devido ao crescimento nas demandas por corridas de alta velocidade e sprints”, esclarece Monteiro. 

Altas velocidades também podem ser fortes aliadas às ações de recomposição defensiva da equipe. “No momento da perda da bola, a equipe precisa retornar à organização de defesa. São justamente nesses momentos que essas ações são importantes”, reforça o fisiologista. 

No Ceará, parte dos treinos também é direcionada para o aprimoramento dessa valência. “A metodologia é totalmente focada na preparação dos atletas para essas ações. Desde exercícios minuciosos para o fortalecimento do pé, passando pelo treinamento de força contextual para chegar às velocidades máximas. Nós treinamos a velocidade, porque ela vai estar sempre em momentos críticos e determinantes dos jogos. Além, disso treinar velocidade é importante como vacina contra lesões de posterior de coxa”, complementa o preparador físico Lucas Itaberaba. 

Quem abre o Top 5 de velocidades máximas atingidas do elenco do Ceará é o zagueiro David Ricardo, com 35,8 km/h alcançados na jogada que resultou gol de empate nos minutos finais do primeiro Clássico-Rei de 2024. Complementam o ranking Erick Pulga (34,8 km/h), Matheus Bahia (34,6 km/h), Saulo Mineiro (34,3 km/h) e Jonathan (34,2 km/h). Com a velocidade atingida no último fim de semana, Lourenço ocupa hoje a 6ª colocação.