Foto: Marcelo Vidal/cearasc.com

A sexta-feira, 16, está sendo de apresentação geral para o elenco alvinegro e para a comissão técnica do Time do Povo para 2023. Um dos primeiros compromissos do grupo de atletas foi com a parte responsável pelo setor de odontologia do CESP, nas avaliações odontológicas de pré-temporada. 

De início, o trabalho busca mapear focos de infecções odontogênicas nos atletas. Mesmo que em um local altamente específico e em que, leigamente, pode parecer com pouco nível de ligação com o desempenho físico, estes focos infecciosos podem potencializar processos inflamatórios no corpo, tal qual uma lesão muscular. 

Antônio Teixeira, dentista do Alvinegro de Porangabuçu nos conta que as atividades ocorrem em parceria com a equipe médica do CESP e caracteriza os processos. 

“A gente faz tudo em conjunto com o corpo médico. No início da pré-temporada, fazemos basicamente uma triagem para procurar verificar a existência de infecções odontogênicas, para que, posteriormente, possamos levar para a clínica para qualquer tratamento necessário. Hoje, por exemplo, realizamos uma avaliação com os atletas e, havendo necessidade, solicitamos exames de imagem para que possamos fechar um diagnóstico e planejar um eventual tratamento”, pontua. 

Ainda que não possa causar tal problema, bactérias causadoras de patologias como cáries e/ou gengivites têm a capacidade de retardar a recuperação em uma situação de lesão, caso, ao entrarem na corrente sanguínea, se alojarem nas fibras musculares do corpo. 

Trabalho no decorrer da temporada
Passado o período de pré-temporada, o trabalho se mantém, mas focado muito mais no acompanhamento do que possa vir a ocorrer. Teixeira nos conta que, as atividades neste período do ano buscam, também, minimizar a possibilidade de problemas durante o ano, fazendo com que ausências ocorram somente em casos extremos. 

“Depois das avaliações, havendo a necessidade de algum procedimento, nós realizamos já agora. Não precisando, liberamos já agora. Tudo isso é para que, com a temporada em andamento, tenhamos o mínimo possível de eventualidades, somente em casos muito específicos. Como em todas as outras situações, tudo é realizado em conjunto com o corpo médico”, finalizou. 

Departamento de Comunicação - CSC