Foto: Israel Simonton/cearasc.com

O Ceará vem utilizando distintas formações de elenco para conseguir manter a performance do time em campo nas três competições que disputa simultaneamente. Dos times da Série A, o Vovô é o time que mais jogou nesse primeiros meses de 2018. O Alvinegro já foi submetido a 16 jogos, sendo dez pelo Estadual, três pela Copa do Brasil e outros três pelo Nordestão.

Dentre as dez partidas disputadas até agora, contabilizam dois Clássicos-Rei, duas classificações pela Copa do Brasil e mais uma pelo Campeonato Cearense. A agenda de jogos é absurdamente apertada, mas o time do técnico Marcelo Chamusca vem correspondendo bem. De acordo com o treinador, a variação no elenco é necessária e tem sido feita de forma criteriosa, tendo em vista alguns detalhes como características do adversário, condições física e clínica dos atletas e proposta tática de jogo.

Na próxima quarta-feira, 07/03, o Ceará volta a campo para enfrentar o Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas. Quem pode receber a oportunidade para começar jogando contra o Tubarão é o zagueiro Rafael Pereira. No início da temporada, o defensor passou pouco menos de um mês longe dos treinos com o grupo, tratando de uma inflamação no joelho direito e mais uma semana se recuperando de uma conjuntivite. Plenamente recuperado, Pereira voltou aos jogos na partida entre Tiradentes 1 x 3 Ceará, no dia 23 do mês passado.

Peça fundamental do Ceará na Segundona de 2017, o jogador teve papel importante na conquista do acesso para a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro. À época, Rafael fazia dupla de zaga com Luiz Otávio, que atualmente divide o comando de defesa do Vovô com Valdo. Além destes, o Alvinegro ainda pode contar com Patrick e Bruno Pires para a tranca defensiva. Em coletiva de imprensa, Pereira elogiou a qualidade do quadro de zagueiros que o Vovô possui. Para ele, a disputa pela posição deve ser natural e favorece o crescimento do nível técnico da equipe.

“Para mim, o ano começa agora. Volto recuperado dessa lesão sem nenhuma dor. Agora, é buscar ritmo de jogo. Estou preparado para o que der e vier. Vou tentar buscar fazer algumas sequências de jogos para que seja um ano muito bom. Quanto mais a gente puder esconder algo do nosso adversário, melhor. Isso vem dando resultado. Estamos fazendo uma boa sequência de jogos e tem sido muito bom. Nós temos uma zaga muito boa. A briga por posição é sadia e aumenta a qualidade do grupo. Só quem ganha com isso é o Ceará”, ponderou.

Contra o Ferroviário, será o 50º jogo do zagueiro com a camisa alvinegra. A partida acontece nesta quarta-feira, 07/03, às 21h45, no Estádio Presidente Vargas. Os ingressos do confronto já estão disponíveis para venda nas lojas oficiais do Ceará. Confira detalhes: https://vozao.net/2D29XEC