Foto: Fernando Ferreira/cearasc.com

O Ceará Sporting Club contratou um reforço de impacto para as categorias de base do Clube. Leonardo Vitorino, carioca de 43 anos, é o mais novo coordenador técnico do futebol de formação do Alvinegro. Referência em gestão de futebol, o profissional atua no ramo há mais de 21 anos. Com serviços prestados dentro e fora do País. O desafio, agora, do gestor, é planejar todas as ações envolvidas na Cidade Vozão, equipamento de formação exclusivo para a base alvinegra.

Leonardo Vitorino é formado pelo Master Fifa e com mestrado internacional em gestão, direito e ciências humanas do esporte. Fora do Brasil, possui experiência profissional no futebol africano, americano, europeu e asiático. No ano de 2016, o profissional foi eleito pela Fox Sports Asia como um dos maiores treinadores do mundo. Com 19 vitórias seguidas na liga e 23 no total, atingiu a maior marca do futebol asiático e chegou a ser comparado com Pep Guardiola, atualmente técnico do Manchester City (Inglaterra). Na base do Alvinegro, Vitorino atuará com o aval do diretor João Studart, além do suporte de Mazinho Patrão, coordenador operacional, e João Marcos, supervisor técnico.

Adquirida em 2014, ano do centenário do Clube, a Cidade Vozão atende atualmente 180 atletas divididos em quatro categorias (Sub-13, 15, 17 e 20). A ideia de se manter um centro de treinamento exclusivo para o futebol de base é formar jogadores para que possam ser utilizados na equipe principal, além de obter receitas para o Ceará em futuras transações de transferências para outros times. Em 2015, o Ceará conseguiu feito inédito, conquistando todos os títulos estaduais de todas as categorias à época. Foram quatro títulos do Estadual para a Cidade Vozão.

As instalações do CT Luís Campos (Cidade Vozão), localizado em Itaitinga, zona metropolitana da capital cearense, é algo que impressionou, positivamente, o coordenador Leonardo Vitorino. “A estrutura é realmente uma das melhores do futebol brasileiro. Poucas equipes possuem essa quantidade de campos em prol das categorias de base. A estrutura física que o Ceará tem é uma das maiores do Brasil. Temos tudo para revelar jogadores a longo prazo. Eu acredito que é um caminho de excelência que o clube está procurando ter. Porque se você revela mais jogadores, você tem menos custos no futebol profissional“, avaliou Vitorino.

O Vozão TV conversou com exclusividade com o coordenador técnico Leonardo Vitorino. Confira: https://vozao.net/2CUXK4H