O Alvinegro vai encarar o Flamengo/PI, Vitória da Conquista/BA e Sampaio Corrêa/MA na 1ª Fase
(Foto: Divulgação / cearasc.com)

A Copa do Nordeste 2016 vai começar daqui a cinco meses, no entanto, em sorteio realizado pela Liga do Nordeste, na noite desta quinta-feira, 24/09, no Serhs Natal Grand Hotel, em Natal/RN, foram definidos os grupos da competição.

O Ceará, atual campeão da competição regional, caiu no grupo E, ao lado de Flamengo/PI, Vitória da Conquista/BA e Sampaio Corrêa/MA. O Presidente Evandro Leitão compareceu ao evento e representou os alvinegros. Marco Polo Del Nero, Presidente da Confederação Brasileira (CBF), organizadora do evento, também esteve no local.

Com cinco grupos (A, B, C, D e E), o Nordestão tem sua primeira fase sendo disputada em jogos de ida e volta, onde os confrontos se restringem em seus grupos. Os líderes de cada chave avançam para as quartas de final, assim como os três melhores terceiros colocados. Na 2ª fase, as oitavas de final, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta (mata-mata), seguindo essa forma de disputa também na Semifinal e Final.

Em 2013, o campeão foi a equipe do Campinenses/PB, quando o Vozão terminou na terceira colocação. Na temporada seguinte, o Sport levantou a taça, enquanto o Vozão ficou com o vice-campeonato, no entanto, em 2015, o torcedor do Ceará comemorou e soltou o grito de campeão, com isso, o Alvinegro entra na disputa do ano de 2016 como atual campeão do Nordeste.

Confira abaixo todos os grupos do Nordestão 2016:
Grupo A: Imperatriz/MA, Campinense/PB, Salgueiro/PE e ABC/RN.
Grupo B: Estanciano/SE, Coruripe/AL, CRB/AL e América/RN
Grupo C: Juazeirense/BA, Confiança/SE, Santa Cruz/PE e Bahia/BA.
Grupo D: River/PI, Botafogo/PB, Fortaleza/CE e Sport/PE.
Grupo E: Ceará/CE, Flamengo/PI, Vitória da Conquista/BA e Sampaio Corrêa/MA.