Foto: Wilton Hoots/CearaSC.com

A Taça São Paulo de Futebol Júnior, ou simplesmente a Copinha, é organizada pela Federação Paulista de Futebol e considerada a maior competição de base disputada no país. Presente no calendário desde o ano de 1969, a Copinha tem como característica apontar os novos craques para o futebol brasileiro.

A edição de 2023 contará com a participação de 128 clubes, divididos em 32 grupos com quatro times, com os dois melhores de cada chave avançando ao mata-mata. A competição será disputada entre os dias 02 e 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista.

Seguindo com a evolução nas categorias de base, o Ceará tornou-se uma equipe tradicional nas disputas da Copinha e se prepara para iniciar a preparação na sua 15° participação no torneio. Após a temporada de 2022, onde o Time do Povo sagrou-se entre os quatro melhores na Copa do Brasil Sub-20, agora é chegado o momento para as definições referentes à montagem do elenco para a temporada seguinte.

Em conversa exclusiva ao site cearasc.com, o gerente de futebol do departamento de base, Alessandro Queiroz, contou sobre o planejamento elaborado junto à comissão técnica para o momento de preparação para a Taça São Paulo.

“Iniciamos o planejamento na última segunda-feira, dia 07. A princípio, iremos dar férias aos atletas pelo período de 20 dias, e começaremos a rotina de treinamentos em 05 de dezembro. Seguimos no aguardo da definição da tabela, por parte da Federação Paulista de Futebol, iremos seguir em viagem entre os dias 01 e 02 de janeiro”, pontuou.

Enaltecendo as campanhas apresentadas pelo Sub-20 do Mais Querido, Sandro conta sobre o principal objetivo da equipe alvinegra na disputa da 53° edição da Copinha e ressaltou na forma a ser elaborada na construção do elenco alvinegro.

“O objetivo do clube é chegar ao mais longe possível dentro da disputa da Copa São Paulo e levando-se em conta que o Ceará adquiriu uma respeitabilidade dentro do cenário no futebol de base, tendo em vista a atual participação na Copa do Brasil e nas variadas competições nacionais disputadas. Também iremos fazer algumas mudanças na equipe, onde alguns atletas mais jovens irão compor o elenco e, como consequência, adquirirem maturidade para as diversas competições em 2023”, avaliou.

Seguindo com o propósito em alcançar os objetivos da equipe alvinegra dentro da competição, o técnico Marcos Valadares avaliou sobre a temporada do Time do Povo e projetou uma equipe forte para a disputa da Copinha.

“Tivemos um ano muito forte em competições em 2022, principalmente no segundo semestre. Nossa expectativa é em fazer uma grande competição, assim como foi nossa recente campanha na Copa do Brasil. Vamos em busca de fazer bons jogos e fazer que nossa equipe apresente o nível ideal de competitividade. Sabemos do nível da competição e vamos na busca em fazer o maior número de jogos. Então vamos entrar e fazer o nosso papel, ou seja, passo a passo e buscando evoluir a cada jogo”, pontou.   

O Mais Querido está no grupo 22 ao lado de Sharjah Brasil/SP, Madureira/RJ e Rio Claro/SP e disputará seus jogos na cidade de Alumínio, localizado a 74 quilômetros da capital paulista. A tabela detalhada com os jogos do Time do Povo será divulgada em breve pela Federação Paulista de Futebol.

Departamento de Comunicação - CSC