Foto: Bruno Aragão/cearasc.com

Mais uma parceria de solidariedade com a ajuda do Vozão! Na manhã desta terça-feira, 20/02, o Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte (Sesporte), realizou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Projeto Ceará Atleta. A medida propõe a criação de escolinhas de futebol em áreas de vulnerabilidade social. A iniciativa conta com o apoio dos dois maiores clubes da Capital. 

Na cerimônia de assinatura, na Arena Castelão, estiveram presentes os titulares da Sesporte e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Euler Barbosa e André Costa, o vice-presidente do Ceará, Raimundo Pinheiro, o representante do Fortaleza na Federação Cearense de Futebol, João Fontenele Tahim, os atletas alvinegros Ricardinho e Fernando Henrique, além dos representantes das comunidades assistidas, Otalício Lourenço e Neto Grêmio. O governador Camilo Santana acompanhou tudo por meio de videoconferência.

Na fase inicial da iniciativa, o projeto-modelo prevê a criação de duas escolinhas de futebol, uma para cada time, que darão suporte a 240 crianças das comunidades da Babilônia (Barroso) e Gereba (Jangurussu). “A ideia é atendermos de antemão essas crianças e adolescentes na comunidade do Barroso, para assim, dentro de pouquíssimo tempo, expandir o projeto para outras áreas da cidade e também para o interior do estado, sempre trabalhando a parte social”, explicou o secretário Euler Barbosa.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sesporte, “além das escolinhas, a Secretaria mapeará os espaços físicos para a implantação de núcleos desportivos envolvendo os programas e projetos da secretaria. Aos clubes caberá à confecção de material esportivo personalizado e a ampliação das ações dos programas, como ingresso solidário, visita às sedes, descoberta de talentos e etc”.

O governador Camilo Santana também ratificou a importância do Projeto Ceará Atleta como um dos instrumentos para a redução dos índices de criminalidade na Capital. “Parabéns aos clubes e a todos os envolvidos, a Secretaria de Esporte, Secretaria de Segurança. Não tenho dúvida que essa é uma grande contribuição para os nossos jovens, é o caminho para construir um estado de paz”, disse o governador.

Segundo Raimundo Pinheiro, vice-presidente do Ceará, o objetivo é também peneirar talentos que serão incorporados às categorias de base. “Estamos cedendo material esportivo para 120 crianças. E essas crianças serão monitoradas pela Sesporte e por um representante do clube, onde aproveitaremos as crianças que realmente têm potencial. Sem dúvida, a assinatura desse convênio é de grande importância e alcance social para a nossa cidade”, assegurou.