À esquerda, o vice-presidente, Raimundo Pinheiro, e à direita, o médico, Joaquim Garcia
Divulgação/cearasc.com

Conhecimento nunca é demais. No futebol, não é diferente. O VI curso de Gestão de Futebol da CBF Academy começou nesta quinta-feira, 21/03, no Rio de Janeiro,e terá nove meses de duração e uma carga horária de 160h. O ensino será dividido em oito módulos, que abordarão temas como Gestão Profissional, Governança, Planejamento Estratégico, Regulação do Esporte, Marketing Esportivo, Direito Esportivo e muitos outros. 

O objetivo do curso é de qualificar e aprimorar os conhecimentos das pessoas que lidam com o futebol profissional. Ao final de cada etapa, os alunos serão submetidos a avaliações, além de realizarem um projeto aplicativo que será entregue na conclusão, em novembro. Dentre os 75 participantes e treinandos, o vice-presidente Raimundo Pinheiro e o médico Joaquim Garcia foram os representantes do Vovô, no 1º módulo, que teve como abordagem a estrutura, governança e organização no futebol. 

"É muito importante a realização desse curso. Estarmos representando o Ceará nos proporciona levar mais conhecimento para ser aplicado, no clube, e termos um crescimento e desenvolvimento na nossa forma de gerir o futebol. A ideia é disseminar uma boa governança, na instituição, observando as normas, as leis e os regulamentos de todas as entidades que criam as regras e o funcionamento do futebol", avaliou Raimundo Pinheiro, vice-presidente do Ceará.

Confira abaixo todos os módulos do curso de Gestão de Futebol:
MÓDULO I – Estrutura, governança e organização do futebol;
MÓDULO II – Planejamento estratégico no futebol;
MÓDULO III – Direito desportivo;
MÓDULO IV – Marketing esportivo e gestão comercial;
MÓDULO V – Gestão financeira, liderança e gestão de pessoas no futebol;
MÓDULO VI – Gestão de operações - eventos, arenas e competições;
MÓDULO VII – Gestão da comunicação no futebol;
MÓDULO VIII – Gestão técnica do departamento de futebol;