(Foto: Israel Simonton/CearaSC.com)

Após o período sem jogos, nas férias de dezembro, dá-se início à pré-temporada do Ceará. No dia 02 de janeiro (terça-feira), os atletas alvinegros se apresentarão em Porangabuçu para uma rotina diária (quase sem pausas durante a semana) de treinos para as estreias na Copa do Nordeste e Estadual, competições que abrem o calendário do Vovô no ano de 2018.

Entre testes, exames e trabalhos em campo, o Ceará terá apenas 14 dias de pré-temporada antes do primeiro jogo no Nordestão contra o Salgueiro. Pressionados pelo calendário cheio de competições, o tempo de preparação é considerado curtíssimo se comparado ao período de pré-temporada de times europeus, que pode variar de 45 a 60 dias. Em 2018, a pausa nos campeonatos por conta da Copa do Mundo FIFA aperta ainda mais esse calendário nacional do futebol.

Literalmente sem muito tempo para lamentar o curto período preparatório, os clubes se viram como podem para dar conta de chegar nas partidas iniciais do ano minimamente com condições aceitáveis no que diz respeito ao preparo físico e padrão tático do time. Conversamos com os representantes dos departamentos ligados ao setor de futebol do Ceará para saber como será o planejamento com os atletas na pré-temporada e como fazem para driblar essa falta de tempo. Confira aí!

DEPARTAMENTO MÉDICO
Como é rotina nos clubes, no início do ano, os jogadores do Ceara passarão por exames médicos nos primeiros dias da pré-temporada. Avaliações clínico ortopédicas, exames laboratoriais e cardiológicos serão realizados (no Centro Médico do Clube ou no Hospital Unimed). De acordo com o Dr. Joaquim Garcia Filho, essas avaliações são importantes para que se avalie com precisão a situação clínica de cada atleta. Entre os principais exames que os atletas serão submetidos, o destaque maior fica por conta da ergoespirometria, que é um teste fundamental na identificação precoce de doenças cardiovasculares. O exame também fornece dados da condição aeróbica de cada atleta. Odontologia: Depois de fazer radiografias panorâmicas na boca de cada atleta, o dentista do Clube fará o diagnóstico. A análise serve para verificar alguma anormalidade na boca do jogador. Focos infeciosos e lesões bucais podem atrapalhar uma posterior recuperação. Essas doenças podem potencializar contusões musculares, postergando o processo de reabilitação. Se, eventualmente, um atleta lesionado passaria uma semana entregue ao Departamento Médico, em recuperação, esse problema bucal retardaria o retorno, fazendo com que o atleta continuasse por mais tempo no DM se recuperando.

PREPARAÇÃO FÍSICA
Roger Gouveia, preparador físico do Ceará, revela que, pelo calendário extenso de competições e o tempo curto de pré-temporada, o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste servirão para aprimoramento técnico-tático do time, além de melhoria no ritmo desses atletas. Nesse período, a intenção é construir uma situação para deixar os atletas em uma condição aceitável fisicamente para o início dos campeonatos. “Temos alguns fatores primordiais para esse início de trabalho: avaliar a parte física, técnica e identificar a qualidade técnica de cada jogador”, disse. De acordo com Roger, a ideia é identificar as características de cada jogador (principalmente daqueles que estão chegando) para definição de equipes.

FISIOLOGIA
Na pré-temporada, o departamento de fisiologia realiza avaliações com o intuito de traçar e conhecer o perfil de cada atleta. Essas avaliações são analisadas de uma forma multidisciplinar. A partir dessas informações coletadas, elabora-se um planejamento para monitorar as cargas e tipos de treinos que serão estabelecidas para cada jogador. O objetivo, obviamente, é que estes cheguem às suas melhores condições antes das primeiras partidas.

NUTRIÇÃO
As avaliações nutricionais são realizadas de forma individual independentemente se o jogador for peça nova ou se já faz parte do grupo da temporada anterior. É feita a produção da suplementação alimentar específica para treinos e jogos, além da confecção de cardápios das refeições oferecidas no Clube ou em hotéis (jogos fora). Juntamente com os setores de preparação física e fisiologia, é desenvolvido um esquema alimentar que favoreça a redução de percentual de gordura, recuperação física e que ajude na hipertrofia (ganha de massa muscular).