Foto: Israel Simonton/Ceará SC

No próximo dia 26/12,  o elenco do Ceará inicia oficialmente a pré-temporada 2024. Para este ano, a comissão técnica alvinegra decidiu realizar trabalhos remotos para o início das atividades, visando, entre outras coisas, um melhor nível físico do grupo na reapresentação em Porangabuçu, programada para 02/01/2024. 

Nos últimos dias, os atletas do Time do Povo receberam uma cartilha com orientações por parte das equipes de fisiologia, preparação física, nutrição e fisioterapia para este período de férias. Recomendações referentes à alimentação dos atletas, às boas práticas para um sono tranquilo e, é claro, recuperação física no período sabático estão presentes na apresentação encaminhada pela equipe técnica do Alvinegro. 

Treinamentos remotos
Além das orientações para os dias em que não há treinamentos, o documento traz a planilha de trabalhos para os dias 26 a 30 de dezembro de 2023. Nos cinco dias de treinamentos, os atletas realizarão trabalhos físicos e aeróbicos e todas as atividades foram descritas e exemplificadas por meio de vídeos. 

O elenco foi dividido em três grupos e, em cada período de atividades dos grupos, um preparador físico do Ceará estará on-line para tirar dúvidas dos atletas durante os trabalhos. 

Preparador físico do Alvinegro, Lucas Vinícius falou com o cearasc.com sobre os benefícios de iniciar os trabalhos para o próximo ano deste modo, salientando que é uma prática já realizada pela comissão técnica e que, anteriormente, foi bem sucedida.

“Existem dois motivos bem plausíveis para o início desta pré-temporada de forma remota. Um deles é que existem atletas que vêm da Série A e, por lei, precisam de 30 dias de intervalo até a apresentação. E o outro motivo é a questão física desse grupo. Existem estudos que informam que atletas que chegam para os trabalhos no clube com cerca de 40% da sua capacidade física, precisam de cerca de duas semanas para estar no seu ápice, enquanto outros atletas, que iniciam os trabalhos praticamente zerados em relação ao ritmo de treinamentos levam, aproximadamente, quatro semanas para atingir isso. Nós já tivemos duas experiências bem positivas e decidimos seguir isso mais uma vez”, contou.