O volante Sandro Manoel e o lateral-esquerdo Eusébio também participaram da ação com o torcedor
(Foto: Divulgação / cearasc.com

“O Vozão deu o sangue em campo. Agora é a sua vez de doar no Hemoce”. Esse foi o mote da campanha que o Departamento de Marketing do Ceará Sporting Club, em parceria com Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizou após a conquista da Copa do Nordeste 2015.

Com a presença da taça de Campeão do Nordestão, além da presença do lateral-esquerdo Eusébio e do volante Sandro Manoel, visitantes e torcedores prestaram, nesse feriado do Dia do Trabalho, esse ato de solidariedade, aumentando o estoque de bolsas de sangue da instituição.

O resultado foi surpreendente. Somente nesta sexta-feira, 01/05, ao todo, 369 pessoas se candidataram à doação e 251 realizaram a doação, quebrando o recorde de doações em 2015, em um único dia. O recorde anterior foi durante a semana que antecedeu o recesso de Carnaval.

“Com a conquista da Copa do Nordeste, tivemos menos de 24 horas para mobilizar todos os torcedores. Não tinha melhor maneira do clube comemorar o título, senão realizando uma ação como essa. Gostaria de agradecer ao Hemoce, que também nos ajudou bastante, e a todos os doadores que estiveram presentes e fizeram essa boa ação”, afirmou Lavor Neto, Diretor de Marketing do Ceará S.C.

Para ser um doador de sangue, o Hemoce recomenda que é preciso estar saudável, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos.  Menores de idade, para doarem sangue, devem apresentar documento oficial de consentimento para menores de idade, assinado pelos responsáveis. O modelo de declaração de autorização pode ser encontrado no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Vá ao Hemoce e contribua com a luta pela vida! Fique por dentro de tudo e sabia mais sobre a doação de sangue:


Quem PODE doar
- Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
- É necessário ter peso acima de 50 Kg;
- É preciso ter idade entre 18 e 69 anos, mas também podem doar os jovens de 16 e 17 anos, desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.

Recomendações
- Nunca vá doar sangue em jejum;
- Faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação;
- Evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.

Quem NÃO pode doar
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
- Mulheres grávidas ou amamentando;
- Pessoas que estão expostas à doenças transmissíveis pelo sangue como: AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
- Usuários de drogas