Ceará SC

O Ceará já tem data marcada para a estreia de mais um longa-metragem. “Os Cartolas e a Pandemia” relata a realidade do Alvinegro durante quase os 20 meses entre a parada por conta da pandemia da Covid-19 e a volta do público aos estádios. Com 128 minutos, o filme, que é uma produção do Centro Cultural do Clube assinado pelo cineasta Israel Branco, terá corte exibido em uma minissérie de dois capítulos com exclusividade na TV Jangadeiro.

Por meio de entrevistas com os diretores, atletas e colaboradores do Ceará, o longa mergulha na realidade do que é fazer futebol na maior crise sanitária da história do futebol. Em um período de incertezas, as equipes de filmagem acompanharam o retorno gradativo aos treinos, jogos e as dificuldades impostas pela falta de torcida nos estádios, um exercício estratégico para superar obstáculos nunca antes vistos pela gestão alvinegra.

“O torcedor é a principal razão pelo que fazemos, é o que nos impulsiona, a razão do futebol existir. Com as paralisações por conta da pandemia, nos vimos frente a desafios enormes, inclusive, econômicos. O filme retrata toda a nossa jornada para driblar essas questões, gerenciando essa crise, mantendo os nossos compromissos, obedecendo todos protocolos e, finalmente, comemorando o retorno do nosso torcedor ao estádio”, afirmou o presidente Robinson de Castro.

Adaptação ao ritmo acelerado do futebol e escolha meticulosa do material coletado. Com quase dois anos de produção e mais de 50 horas de filmagens captadas pela produtora e Vozão TV, Israel Branco revelou mais detalhes dos processos de síntese do documentário. O projeto inicial previa um conteúdo com quase quatro horas de duração. Por fim, o vídeo final foi finalizado com 128 minutos.

“Nós tivemos que pensar bem os momentos das filmagens, para não atrapalharmos os processos que já estavam enfrentando desafios. Fizemos e refizemos o corte para encontrarmos algo que fosse fluido, afinal nunca é fácil manter o ritmo da narrativa por mais de 120 minutos de filme. Pinçamos quais momentos eram mais essenciais. Buscamos mostrar partes que dificilmente são mostradas, tanto que o filme tem apenas poucos minutos mostrando os jogos em si”, esclareceu o cineasta.

O recorte de “Cartolas e a Pandemia” será exibido com exclusividade na TV Jangadeiro, nos dois próximos sábados, a partir das 13 horas. O Episódio I, “Atravessando a tempestade”, vai ao ar no dia 19/03, às 13 horas. No dia 26/03, o Episódio II, “O retorno de uma Nação”, tem exibição agendada para o mesmo horário. O filme completo, com 15 minutos a mais, também terá apresentação no Cineteatro São Luiz e em festivais de cinema.

O CEO do Sistema Jangadeiro de Comunicação, Cyro Thomaz, salientou que o momento do futebol cearense vive o seu melhor recorte da história e que contar como um dos expoentes desse momento, o Ceará, passou pelo período da pandemia é, também, reconhecer o crescimento alvinegro. 

"Não restam dúvidas de que o torcedor vê a TV Jangadeiro como o canal do futebol cearense. Estamos no melhor momento da história do nosso futebol. Mostrar para todo o estado como o Ceará conseguiu se superar a pandemia é, também, reconhecer que esse crescimento não é por acaso", citou

Já o coordenador de esportes do grupo, Jussiê Cunha, afirmou que o Ceará vem crescendo como instituição nos últimos anos, pontuando que isso, sem dúvidas, foi fundamental para que o clube passasse pelas dificuldades impostas pela pandemia. 

"De 2008 para cá, o Ceará vem crescendo enquanto instituição. E, certamente, os impactos da pandemia não foram maiores, porque o clube é organizado. Enquanto jornalista, estou muito curioso para saber os detalhes de como o Ceará lidou e superou os meses sem futebol, sem público, queda de sócios torcedores. Vai ser interessante ver esses bastidores", finalizou. 

SERVIÇO
Filme: “Os Cartolas e a Pandemia”
Episódio I: 19/03 (13h)
Episódio II: 26/03 (13h)
Transmissão: TV Jangadeiro/SBT (Canais: Sky: 09; Claro/NET: 20; Vivo TV: 222; Oi TV: 11; Algar TV: 701)