(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

Nesta sexta-feira (22), a Vozão TV, canal oficial do Ceará no Youtube, em parceria com o Centro Cultural e a Diretoria de Cultura, Biblioteca e Documentação do clube, mostra ao torcedor alvinegro mais uma edição do Passado de Glórias, dessa vez homenageando o ex-presidente Luiz Marques, que ficou à frente do clube nos de 1972 e 1973.

Luiz Gonzaga Nogueira Marques, é natural de Tauá/CE e nasceu no dia 07 de julho de 1937. Graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Ceará no ano de 1962, tornou-se engenheiro do Departamento de Obras da reitoria da UFC no mesmo ano.

Foi nesta época que Luiz Marques conheceu o também ex-presidente José Lino da Silveira e com a amizade foi convidado para compor a diretoria executiva do clube em 1970.

Luiz Marques assumiu a presidência do Ceará após licença do seu amigo, José Lino da Silveira, e comandou o Alvinegro durante 63 jogos, levando o Mais Querido ao Bicampeonato Cearense na temporada de 1972.

Ex-prefeito da capital cearense e provedor da Santa Casa de Misericórdia, Luiz Marques teve papel fundamental na história política da capital cearense e também na construção de um Ceará Sporting Club ainda mais profissional a longo da década de 1970.

O quadro Passado de Glórias é uma realização do Centro Cultural e a Diretoria de Cultura, Biblioteca e Documentação em parceira com a Vozão TV e traz histórias de ex-atletas, dirigentes e personagens que marcaram a história centenária do Ceará.

LUIZ GONZAGA NOGUEIRA MARQUES

63 jogos
Período: 1972-1973
Título: Campeonato Cearense de 1972

Departamento de Comunicação - CSC