(Foto: Globoesporte.com)

O Futebol Feminino do Ceará fechou sua participação na temporada 2019 com o bicampeonato estadual, de forma invicta, ao bater o Fortaleza por 3 a 0 na decisão do segundo turno. O título sacramentou uma temporada vitoriosa do Vozão na modalidade.

A montagem do elenco foi idealizada visando as três competições na qual o clube iria ter ao longo do ano: Campeonato Brasileiro, Campeonato Cearense Sub-20 e Adulto. Um mescla de jovens e atletas mais experientes foi a marca do grupo do Vozão em 2019. Algumas atletas do time Sub-20 foram utilizadas na disputadas da competição nacional, mas já visando a participação do clube no estadual da categoria.

As disputas do Ceará no futebol feminino na temporada 2019 começaram no Campeonato Brasileiro Série A2. O campeonato contou com a participação de 36 equipes dividas em 6 grupos de 6 equipes. As Meninas do Vozão terminaram a competição na sexta posição, sendo assim o clube do norte e nordeste com a melhor classificação no final da competição nacional. O acesso não veio, mas as alvinegras fizeram uma ótima campanha, em 9 jogos, foram 6 vitórias, 1 empate e apenas 3 derrotas, que colocaram o clube em outro patamar na modalidade.

Na sequência da temporada, a diretoria alvinegra se preparou em busca do título inédito do Campeonato Cearense Sub-20 e do Bicampeonato Adulto. O primeiro desafio pós competição nacional veio com a disputa da primeira edição do Campeonato Cearense Sub-20. A competição contou com 5 equipes e o Vozão venceu de forma invicta e com números expressivos. Foram 7 jogos e 7 vitórias. O time ainda teve o melhor ataque do torneio com 28 gols marcados e a defesa menos vazada com apenas 1 gol, além da artilheira do campeonato, Daiana, que marcou 6 gols.

Com o título estadual Sub-20 garantido, algumas atletas que fizeram parte do elenco foram aproveitadas para a disputa do Campeonato Cearense Adulto. Atuais campeãs, as Meninas do Vozão foram em busca do bicampeonato. A diretoria alvinegra reforçou o time para a competição. A goleira Mayara Gonçalves e a lateral-esquerda Tai Ferreira, que atuaram o primeiro semestre pelo Bahia, e a zagueira Edna, que defendeu a Portuguesa na Série A2, foram contratadas e integraram o time na disputa do estadual.

O Campeonato Cearense foi dividido em dois turnos e contou com 5 equipes em chave única. As Meninas do Vozão fizeram uma campanha espetacular e levaram o bicampeonato arrastão, ao vencer os dois turnos de forma invicta. Ao todo, o time comandado por Sérgio Alves, finalizou o torneio com 10 vitórias em 10 jogos. As alvinegras também tiveram o melhor ataque do torneio com 49 gols marcados e apenas 3 gols sofridos, e ainda emplacou a artilheira do campeonato, Maria Vitória, com 10 gols.

Agora, a diretoria trabalha para a manutenção do elenco e comissão técnica para a próxima temporada. Em 2020, com o título estadual garantido, o Ceará voltará a disputa do Campeonato Brasileiro da Série A2 e irá em busca do acesso a elite do futebol feminino nacional.

Departamento de Comunicação - CSC