Foto: cearasc.com

Neste domingo, 18/03, completam-se exatos dez anos de uma gestão que transformou a história recente do maior clube do estado. A partir de 2008, o Ceará Sporting Club começou a virar dias de profundas mudanças, dentro e fora de campo. O retorno da hegemonia no certame local caminhava a passos largos.

Juntamente com a ajuda de Robinson de Castro, atual presidente, Humberto Aragão, Raimundo Pinheiro, Gothardo Figuereiro, Carlos Moraes, um colegiado de diretores, colaboradores e conselheiros, além da torcida, o então mandatário Evandro Leitão trabalhava incessantemente para que o Alvinegro crescesse enquanto agremiação esportiva e se tornasse um dos maiores clubes do Nordeste. Com um modelo de gestão focado em planejamento a curto, médio e longo prazo, a ideia era que o Vozão passasse a ser time-modelo para outras equipes do futebol. E assim foi.

Em 2009, logo no segundo ano de nova gestão, um acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de 16 anos, o Ceará voltava à divisão de elite do maior campeonato nacional do País. Na competição, o Vovô chegou a liderar na tabela. Ao final da temporada, a conquista da vaga inédita na Copa Sulamericana.

Seguindo à risca o planejamento na gestão do Mais Querido, a receita de cotas, bilheteria e patrocínio era e continua sendo utilizada estrategicamente também na reestruturação das dependências de Carlos de Alencar Pinto. O Ceará cresce em infraestrutura. Não é exagero mencionar que Porangabuçu é um canteiro de obras. Construção de alojamentos, hotel, academia, refeitório, novos vestiários e reformas no gramado do Estádio Vovozão são alguns dos benefícios que o torcedor alvinegro pôde contemplar.

A implementação do programa de sócio torcedores movimenta a Nação Alvinegra. Em poucos meses, a Sou Mais Ceará mantém a marca de mais de 10 mil cadastros no programa de fidelização da torcida do Vovô. Repaginada, a revista do clube foi relançada. O periódico oficial do Mais Querido adotou o ano de fundação do clube como nome. A “1914” trouxe o volante Michel como capa da edição de abertura e hoje estamos com a 17ª edição.

As lojas oficiais, outra conquista, hoje conta com 5 unidades na Capital. A torcida tem endereços certos para aquisição de produtos oficiais do Ceará e compra de ingressos das partidas. Com melhor exposição no cenário nacional, o Mais Querido é procurado para acordos de patrocínio e registros de uso da marca em produtos patenteados.

Essa década marca em campo várias conquistas. Foram cinco títulos estaduais, sendo um tetracampeonato (2011, 2012, 2013, 2014 e 2017). Nesse meio, soma-se também a conquista invicta da Copa do Nordeste 2015, o maior campeonato regional do País. Na decisão, na chamada “Final dos 100 mil” – menção à quantidade de torcedores nos dois jogos, duas vitórias sobre o Bahia. 1 a 0 na Fonte Nova e 2 a 1 na Arena Castelão. Além de excelentes participações na Copa do Brasil.

Fora de campo, o crescimento continua. A quitação de dívidas trabalhistas e a equação das dívidas fiscais fez com que o Ceará fechasse o maior patrocínio da história do Clube. Em 2017, os uniformes do Ceará estampavam como patrocinadora máster o maior banco público da América Latina. A Caixa Econômica Federal passou a ser a principal parceira comercial do Vozão.

Em 2016 e 2017 fechamos os dois maiores contratos de cota de TV, com Esporte Interativo e Globo, além do contrato com a fornecedora de material esportivo Topper.

Antes disso, em 2014, o presente de aniversário do primeiro século de existência do Ceará ficou por conta da aquisição do Centro de Treinamento do Nordeste, que, dali em diante, foi rebatizado para Cidade Vozão. Localizado em Itaitinga, zona metropolitana da Capital, o equipamento de mais de 80.000 m² passara a ser a casa das categorias de base do Alvinegro. Com capacidade para atender 170 atletas, o núcleo de futebol de formação abriga hoje os times Sub-13, 15, 17 e 20 do Mais Querido e é referência nacional na capacitação de atletas.

Em apenas quatro anos, nomes como Raul, Robinho, Romário, Arthur, Potiguar, Rafinha, Emerson Santos e Felipe Jonatan figuraram entre equipes profissionais do clube. Por conta do trabalho sério e dedicação à base, o Ceará ganhou da Confederação Brasileira de Futebol o título de Clube Formador, feito de grande relevância no futebol nacional.

A prospecção para a base alvinegra começa até mesmo com avaliações de atletas com idade inferior a dez anos. A Fábrica de Craques, escolinha oficial do Clube, é uma das portas para introdução de garotos no time Sub-13 do Ceará.

A perpetuação de filosofias de gestão responsável pautada no trabalho árduo, planejamento e dedicação incessante favoreceu para mais uma conquista recente. Em 2017, além da conquista do Estadual, mais uma felicidade para o torcedor alvinegro. O Ceará estava novamente garantido na Série A do Brasileirão. A temporada foi tão boa que assegurou ao Vovô participação em cinco competições em 2018 (Estadual, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Série A e Taça Fares Lopes).

O Ceará não para de crescer. Em dez anos, evoluímos bastante. Mas queremos mais. Sabemos da nossa missão e temos como certo o apoio incondicional da nossa torcida. Não estaríamos onde estamos hoje sem você, torcedor. Foi por você e para você que trabalhamos. Nós vivemos o Ceará. Antes de mais nada, temos um compromisso com as cores preta e branca. Temos certeza de que, com o apoio de toda a Nação Alvinegra, muitas conquistas virão. Estaremos caminhando sempre juntos em busca de novas conquistas.