(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

O Ceará Sporting Club e a Federação Cearense de Futebol (FCF) entram em campo para apoiar mais uma ação de sucesso organizada pela Associação Fortaleza Down, que luta pela inclusão social de crianças portadoras de Síndrome de Down.

O evento acontecerá neste fim de semana, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down que será em 21/03 (sábado). Na partida entre Ceará x Icasa, logo mais, no estádio Presidente Vargas (PV), as crianças com Down entrarão em campo com os atletas do seu time do coração, em um ato nobre de conscientização da sociedade. A inclusão social é fundamental na vida de qualquer ser humano, independente da raça, credo, etc.

Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente. Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que a descreveu em 1862. É caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Costuma ser identificada no nascimento.

Escola e inclusão
A escola é o local que deve servir como exemplo para a prática da inclusão. É fundamental que a comunidade escolar possa refletir com frequência sobre esse tema, fazendo um “exercício” e treinando o “olhar” para o outro, considerando que uma deficiência, por exemplo, é apenas mais uma característica entre outras tantas que os alunos têm.

O exercício da escola também tem de ser no sentido de servir como exemplo de respeito a todos os alunos da sala, sabendo distinguir suas capacidades e procurando encontrar formas adequadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno dentro de suas possibilidades.

As diferenças devem ser vistas como ponto de partida e não de chegada!