(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Por isso, anualmente acontece no Brasil, e em diversos outros países a campanha Novembro Azul, em alusão à prevenção da doença. Visando o bem estar e a saúde de seus funcionários, o Ceará promoveu na manhã desta sexta-feira (26) um momento de interação com a participação de Joaquim Garcia, integrante da equipe médica do clube, e diversos colaborardes do quadro funcional do Alvinegro.

A campanha tem o propósito de chamar a atenção da sociedade em geral para a causa, mas seu foco principal são os homens de todas as idades. O médico Joaquim Garcia reforçou a atenção do clube com seus colaboradores.

“Fizemos hoje um momento com nossos funcionários para reforçar a importância da prevenção contra o câncer de próstata. O Ceará está engajado nessa campanha de conscientização, de informação e de prevenção a essa doença que é o segundo câncer mais comum no sexo masculino”, enfatizou o médico.

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. De acordo com a mais recente estimativa para o Brasil, para cada ano do triênio 2020-2022, ocorrerão 66 mil casos de câncer de próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia reforça que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.

Abreu Neto - Departamento de Comunicação CSC