Ceará realiza ação em prol do Dia Nacional da Consciência Negra
Como forma de luta e resistência contra a discriminação e opressão no Brasil, o dia 20 de novembro é representado como Dia Nacional da Consciência Negra. Essa data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, o líder do Quilombo dos Palmares que foi escravizado e morto.
Na partida diante do Atlético-GO, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, o Ceará realiza uma ação que homenageia personalidades negras. Na escalação do duelo, o Vozão colocou rostos de pessoas que possuem o mesmo nome dos jogadores escalados, mas que trazem uma história bem diferente. Em cada rosto exposto, uma trajetória.
Mais cedo, o clube divulgou um vídeo com a hashtag #NossaHistóriaTáNaPele, mostrando que essa luta é para todos. Além da publicação e da escalação, o Ceará Sporting Club criou um perfil no instagram que conta detalhadamente a história de cada um que foi apresentado (@nossahistoriatanapele).
Não só neste dia, mas diariamente devemos lembrar que por conta da nossa história, a pele negra é a que mais sofre na sociedade desde a escravidão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros representam 70% do grupo abaixo da linha da pobreza. Em 2019, de acordo com o informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, a população negra tem 2,7 mais chances de ser vítima de assassinato do que os brancos, entre outras situações de racimos que acontecem todos os dias.
O Ceará é um dos sete times da Série A que possui cláusulas contratuais específicas para punição em casos e atos de racismo.
Departamento de Comunicação / CSC
Faça seu cadastro no VozaoID.com, é a sua conta única para todo o universo do Ceará Sporting Club. Com ela, você terá uma experiência cada vez mais personalizada.