Foto: Stephan Eilert/cearasc.com

Nesta sexta-feira, 16, o Ceará inicia oficialmente sua pré-temporada 2023. Entre remanescentes do 2022 de competições e novos contratados, estarão cinco atletas que, além da preparação para um novo ano de atividades, iniciarão suas respectivas caminhadas no futebol profissional. Cristian, Jefferson, Wendell, David e Caio Rafael, atletas da base do Time do Povo, farão parte do elenco alvinegro na próxima temporada. O cearasc.com te conta, agora, um pouco sobre a história de cada um deles até este momento e sobre o que os garotos viveram no Mais Querido. 

Cristian
Começamos pelo gol. Cristian, 20 anos, chegou ao Vozão com a temporada 2022 em curso. Ainda assim, em pouco mais de quatro meses de clube, chamou a atenção pelas boas atuações no Campeonato Cearense e na Copa do Brasil Sub-20, competição em que o Mais Querido chegou às semifinais, melhor campanha de um nordestino na história. Ao todo, o arqueiro defendeu o Vozão em 19 oportunidades na última temporada. 

Além da base do Ceará, antes de chegar ao time profissional do Alvinegro, Cristian passou por Atlético Mineiro e Boa Vista, de Portugal. Em 2019, o goleiro integrou o elenco da Seleção Brasileira campeã mundial Sub-17. 

Jefferson
Outro jogador que sai da Cidade Vozão para o CT de Porangabuçu é o zagueiro Jefferson. Natural de Santa Luzia, cidade no interior da Paraíba, o atleta de 19 anos chegou ao Ceará em 2018. Desde então, o defensor passou pelas categorias Sub-17, Sub-20 e Sub-23.

No período, Jefferson foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2021 e campeão cearense Sub-17, em 2019, e Sub-20, em 2021. Em 2022, Jefferson fez parte do elenco Sub-20 do Vozão e jogou 13 partidas oficiais pela categoria. 

Wendell
Mais um dos destaques do time Sub-20 alvinegro foi o volante e capitão Wendell. Em 29 jogos no ano, o atleta marcou quatro gols. No clube desde o final de 2021, o jogador foi um dos nomes que chegaram ao Vozão para as disputas da Copa São Paulo de Futebol Júnior. 

Natural de Frei Inocêncio, cidade do interior de Minas Gerais, Wendell também passou pelas categorias de base do Corinthians, antes de vestir a camisa do Ceará. Já no fim da temporada 2022, no último jogo alvinegro do ano, Wendell estreou no time profissional e jogou 10 minutos na goleada de 4x1 do Ceará contra o Juventude. 

David
David é, entre os atletas alçados ao profissional, o jogador com mais tempo de casa. Ainda criança, com 12 anos, o jogador chegou ao Mais Querido. Desde 2016 como jogador do Ceará, o jovem passou pelo Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Sub-23, podendo se orgulhar de ter representado o Alvinegro em todas as categorias de base.

No Mais Querido, David foi campeão estadual nas categorias Sub-13 (2016) e Sub-20 (2021). 

Primeiro atleta formado na Cidade Vozão convocado para a Seleção Brasileira na história, David estreou como profissional em 2021, ainda com 17 anos, e entrou em campo em partidas do Campeonato Cearense. Em destes jogos, o atleta marcou o seu primeiro gol como profissional.

No último ano, integrando o elenco Sub-20, David disputou 30 partidas oficiais e marcou oito gols. Bem como Wendell, o meia entrou em campo no último jogo do Brasileirão 2022 e participou de Ceará 4 x 1 Juventude. 

Caio Rafael
O quinto e último jogador que apresentaremos é Caio Rafael. No Vozão desde 2018, o atleta de 18 anos passou pelas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, mesmo com pouca idade até para a última delas.

Campeão cearense Sub-20 em 2021, o meia-atacante foi um dos maiores destaques do torneio, sendo o artilheiro da competição, mesmo com apenas 17 anos.

Em 2022, Caio seguiu no time Sub-20 e foi um dos principais nomes nas campanhas no Estadual, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da categoria. A exemplo dos dois últimos jogadores que citamos, Caio Rafael também já entrou em campo profissionalmente. Ele foi um dos que estrearam na goleada alvinegra em cima do Juventude, no último jogo do Mais Querido no ano.

Fotos: Stephan Eilert/Ceará SC 

Departamento de Comunicação - CSC