Foto: Gabriel Silva/CearaSC

Clube formador pela CBF, além de obter êxitos esportivos na base, o Ceará se destaca pela sua formação de jovens atletas, com casos concretos de vendas por cifras milionárias. Uma joia que vem sendo lapidada na Cidade Vozão é Kayck Pará, meio-campista de apenas 15 anos que treina com o elenco Sub-20.

O atleta possui características de jogo semelhantes às de Melk, destaque recente da base campeã Sub-20 do Nordeste em 2025, que integra o elenco profissional comandado por Mozart. Canhoto, Kayck Pará se destaca pela qualidade técnica e pela habilidade.

Em 2025, o meio-campista participou da campanha do tetracampeonato do Estadual Sub-15 em cima do rival. Kayck Pará converteu uma das cobranças da disputa de pênalti na grande final da competição.

Formação de atletas

Além de fomentar o desenvolvimento do atleta em campo, o Clube visa formar também cidadãos. Com um setor psicossocial extenso, as categorias de base do Vozão oferecem subsídios para que os jogadores se desenvolvam de forma ampla, fortalecendo a mentalidade dos jovens para a manutenção do foco no esporte.

“Busco trazer a importância do dia a dia, viver uma coisa de cada vez, no sentido de entender que tudo é um processo. Estou a todo instante trazendo para a realidade, no sentido de estar com os pés no chão, que as coisas acontecem e eles precisam estar cientes de que nem tudo é o que parece, que a gente precisa estar todo o tempo ali buscando entender a realidade não só nossa, mas das pessoas, do momento em que o Clube vive, do momento em que a categoria”, detalhou Daniele Domingues, psicóloga da Cidade Vozão.

A psicóloga das categorias de base detalhou como é realizado o acompanhamento dos atletas da Cidade Vozão para o cearasc.com. Além de manter contato frequente com os garotos, a profissional avalia o comportamento dos jogadores por meio de informações transmitidas pelas comissões técnicas.

“O fluxo que tento fazer é, ao se apresentarem, dar as boas-vindas e solicitar um preenchimento de ficha com algumas informações pessoais. Após isso, faço reunião e fico em contato com as comissões para sondar informações dos atletas durante as atividades realizadas em campo, para avaliar mudança de comportamento. Sempre junto da comissão e demais departamentos envolvidos nas categorias. Abordo com os atletas, por meio de palestras, diversos assuntos pertinentes da área”, concluiu.