(Foto: Marcelo Vidal/cearasc.com)

O elenco alvinegrojsegue com as primeiras atividades neste período de pré-temporada. Durante a fase inicial de trabalhos, os atletas são submetidos às avaliações médicas e aos testes físicos. Diretamente ligado ao departamento de futebol, o setor de fisiologia do Mais Querido é dedicado ao estudo e condicionamento dos atletas, levando em consideração a carga de treinos e jogos. Em outras palavras, a fisiologia possibilita uma análise sobre a real condição física do jogador e também auxiliando na prevenção de lesões.

Em conversa exclusiva ao site cearasc.com, o fisiologista André Martins contou sobre as primeiras avaliações junto ao elenco nesta fase inicial de trabalhos.

“Durante a pré-temporada nós da fisiologia fazemos algumas avaliações que nos servirão como referência para quando tivermos monitorando os atletas durante os treinos da pré-temporada, na temporada em si, e nos jogos. Então, coletamos algumas informações relacionados ao CK, que é um marcador de dano muscular, para vermos esse valor quando o atleta se reapresenta com a musculatura totalmente descansada. Esse valor basal, nos servirá como referência para quando tivermos o valor de pós-jogo, como exemplo, ou em finalização de uma semana de treinamentos”, contou.

André também comenta sobre os exames realizados e explica sobre um dos métodos aplicados pelo setor de fisiologia para a avaliação nos parâmetros de força e potência apresentados pelos atletas no momento da reapresentação.

“Outro parâmetro que utilizamos é a termografia, que utilizamos a imagem de repouso e depois a usamos para comparar a uma imagem de pós-jogo ou quando o atleta estiver com um risco de lesão. Nós fazemos as avaliações de salto para vermos a prontidão neuromuscular de cada atleta. Da mesma forma conseguimos estimar, através do teste, a força e a potência naquele exercício”, explicou.

Para ressaltar a importância desse trabalho, André comenta sobre a integração de todos os departamentos no clube na realização dessas avaliações no propósito em ter conhecimento na condição individual de cada atleta.

“Essas nossas avaliações são cruzadas com os demais departamentos, como a nutrição e fisioterapia, por exemplo. Todas essas avaliações irão compor um conjunto de informações para entendermos como o atleta está se apresentando neste início de pré-temporada”, concluiu.

O Time do Povo terá seu primeiro compromisso oficial da temporada, fora de casa, no dia 15 de janeiro, diante do Guarani de Juazeiro, pela rodada de abertura no Campeonato Cearense de 2023. O horário e local da partida ainda serão definidos posteriormente pela Federação Cearense de Futebol.        

Departamento de Comunicação - CSC