Marcelo Vidal / Ceará SC

O Ceará concluiu as atividades sociais em 2024 com resultados exitosos para o clube. Enquanto em campo o Time do Povo conquistou o Campeonato Cearense e o acesso à Série A, fora dele a Diretoria Social trabalhou para fortalecer a marca do Alvinegro de Porangabuçu através dos consulados e do Projeto Ceará 2000.

À frente da diretoria, Tarso Holanda conduziu o programa de cônsules do clube a se tornar o quarto maior do país, com 265 representações no Brasil e no exterior. Em 2024, o Consulado Alvinegro realizou ainda a primeira convenção internacional, realizada no dia 23 de novembro, em Lisboa-POR, com participações do atacante Arthur Cabral, revelado na Cidade Vozão e atualmente no Benfica, e do ex-atleta Vavá, fortalecendo a marca do Time do Povo internacionalmente.

O Consulado Alvinegro também realizou nove peneiradas onde o clube possui representações, com mais de 2 mil participantes. O programa, inclusive, abriu uma unidade da Fábrica de Craques em Limoeiro do Norte, a aproximadamente 200 quilômetros da capital, com um cônsul como proprietário.

Dentre outros feitos realizado pelo projeto, estão: esquenta pré-jogo nas cidades com Consulado Alvinegro, envolvendo patrocinadores e realizando a entrega de cartões de associados, e ações no estádio em dias de jogos do Ceará. Em 2024, o programa ultrapassou a marca de 2.800 participantes.

“Acreditamos que conseguimos, em 2024, fortalecer ainda mais os laços com nossos torcedores, país e mundo afora. Batemos novos recordes, em número de consulados e engajamento, estreitamos os relacionamentos, nos aproximamos do futebol de base do clube, bem como prestamos todo o apoio ao nosso time nos jogos, seja dentro ou fora de casa, no campo e nas arquibancadas", destacou Tarso Holanda.

Projeto Ceará 2000

O Projeto Ceará 2000, presidido por Ana Cláudia Pinheiro, impactou diretamente a vida de de 7 mil famílias, com ações realizadas entre janeiro e novembro de 2024. Foram aproximadamente 4 mil itens distribuídos, incluindo alimentos, roupas, brinquedos e outros itens essenciais.

O programa ainda assistiu mais de 30 famílias de atletas da base do Time do Povo, fortalecendo a relação com os jovens atletas do futebol masculino e feminino e organizou a visita de mais de 200 torcedores ao Centro Cultural, ofertando a oportunidade dos alvinegros conhecerem a história do clube.

Em novembro, o Projeto Ceará 2000 ainda realizou a tradicional entrega do prêmio Vovô de Ouro. Este ano, os homenageados foram: Cristiano Maia, Ricardinho, Carlos Moraes, Magno Alves, Luiz Otávio e Tarcízio Wanderley.

“Em 2024, o Projeto Ceará 2000 reafirmou seu compromisso com a responsabilidade social do Mais Querido, realizando diversas ações (doações de alimentos, sangue, brinquedos, rodas de conversa com temas relevantes para a nossa sociedade: sensibilização sobre o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, setembro amarelo, outubro rosa, combate ao trabalho infantil entre outras) além de conquistar novos corações alvinegros através do “Vovô Vai à Escola”. Acreditamos no poder do esporte e da cultura como instrumentos de mudança", comentou Ana Cláudia Pinheiro.

A presidente do programa ainda reforçou que para 2025 quer manter a parceria com a Diretoria Social do clube para a ampliação de ações e destacou qurrer fortalecer o projeto "Sua Nota Tem Valor", iniciada em janeiro, com objetivo de mobilizar torcedores e colaboradores para participar do programa estadual de incentivo fiscal, aumentando a arrecadação de recursos para ações sociais por meio da participação cidadã.

"Para 2025, queremos fortalecer o programa "Sua Nota Tem Valor" e ampliar nossas ações em parceria com a Diretoria Social do clube”, concluiu.

A Diretoria Social do Ceará é gerida por Tarso Holanda. Os consulados têm como gerente e coordenador Francisco Belchior e Joaquim Netto, respectivamente. O Projeto Ceará 2000, além da presidente Ana Cláudia Pinheiro, contra com a colaboração da assistente social Dâmaris Matias Madeira.