Foto: cearasc.com

Depois de paralisar a programação de treinos em  modalidades do Ceará como medida preventiva ao contágio do Coronavírus, a recomendação é que atletas, comissão técnica e colaboradores fiquem em casa, evitando aglomerações, saídas desnecessárias e alguns cuidados importantes mesmo em condição de reclusão.

O cearasc.com procurou o Dr. Leandro Rêgo, membro do departamento médico do Vozão, para dar dicas de como não vacilar em situação de quarentena. Em casa, as precauções de combate ao Covid-19 não podem parar. Elencamos alguns destes cuidados necessários. Confira!

1- Continue lavando bem as mãos com água e sabonete. Acredite, essa ação é mais eficaz que a utilização do álcool em gel.

2- Papéis colocados na boca durante espirros e tossidas devem ser colocados imediatamente no lixo.

3- Não só evite sair. É importante não receber visitas nesse período de isolamento. Não adianta eliminar riscos dentro de casa e não ter atenção para o que vem de fora. Não visite idosos, pois eles fazem parte do grupo de maior risco ao contágio.

4- Pacientes que testaram positivo para o Covid-19, em situação de quarentena domiciliar, devem trocar a própria roupa de cama diariamente. A porta do quarto deve permanecer trancada e a janela aberta para maior circulação de ar.

5- Evite pedir algo por delivery. Alguns pacotes, sacos e recipientes não podem ser higienizados da maneira correta. Prefira fazer comida em casa. Na falta de mantimentos, seja pontual no que precisa, não perca tempo em mercantis, e, ao retornar, lave bem as mãos.

6- Objetos e locais frequentemente tocados devem ser higienizados com maior assiduidade.

7- Prefira o álcool 70%. Ele tem maior poder para destruir bactérias, vírus e fungos.

8- Se parentes estão doentes ou com suspeita, evite o contato. Por isso, o paciente deve estar sob período de quarentena, o isolamento total até a cura.

9- Mantenha ambientes bem ventilados e não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e garrafas.

10- Continue evitando tocar olhos, nariz e boca com as mãos. A principal forma de contato acontece desta forma.

Departamento de Comunicação - CSC