Gabriel Silva / Ceará SC

Respeito e inclusão. Abraçar, cuidar e entender as diferenças. Este é um dos papéis do Ceará Sporting Club. O Time do Povo, por meio da Diretoria de Eventos e Atividades Sociais, em parceria com a Unidade Especializada para Pessos Autistas (UEPA) do Centro Especializado de Reabilitação (CER), realiza neste sábado, 5, diante do Grêmio, pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, uma ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril.

Criado em dezembro de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo visa trazer clareza sobre o autismo com o intuito de reduzir a discriminação e o preconceito.

Para isso, o Ceará atuará com duas ações na partida diante do Grêmio, sendo dividida em etapas: a primeira, os atletas do Alvinegro de Porangabuçu entraram em campo com 10 crianças que fazem parte do Centro Especializado de Reabilitação. As bandeirinhas de escanteio, tradicionalmente listradas e com o escudo do Time do Povo, serão substituídas por um patch especial da campanha.

Além das ações em campo, foi exibido um mosaico 3D nas arquibancadas da Arena Castelão com a frase: "Autismo não se cura, se compreende". Por fim, as crianças que estiveram no gramado com os atletas puderam acompanhar a partida, ao lado dos responsáveis, do camarote do estádio.

Sobre o CER

Localizado no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o Centro Especializado de Reabilitação foi inaugurado em 2021. O espaço atende pacientes com deficiência física causada por sequelas de traumas e com deficiência intelectual e com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Estima-se que, no Brasil, mais de 5 milhões de pessoas tenham o diagnóstico do autismo, de acordo com a pesquisa realizada pelo CDC (Center of Deseases Controland Prevention), mostrando a necessidade da temática ser debatida no país, visando melhorar o entendimento da população acerca do TEA.