Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Em meio às reformulações para um 2025 de grandes desafios, o Ceará Sporting Club passa por uma significativa mudança na gestão de seu Departamento de Futebol. Antes Diretor, Haroldo Martins se torna, agora, o CEO de Futebol do Mais Querido. 

Ocupando desde novembro de 2023 o cargo de Diretor de Futebol, Haroldo foi um dos líderes de um processo de profissionalização do Departamento de Futebol e teve responsabilidade direta na criação de processos de trabalho no dia a dia do clube e que resultaram no título do Campeonato Cearense 2024 e no acesso à Série A para a atual temporada.

Trajetória
Advogado e contador por formação, Haroldo Martins tem 42 anos. Torcedor declarado do Ceará SC, o começo dos seus serviços no clube aconteceu em 2006, quando foi Assessor Financeiro. De 2007 a 2009, o profissional foi Diretor Jurídico, além de Diretor Financeiro entre 2014 e 2015, ano em que também assumiu a vice-presidência do Conselho Deliberativo. Além de 2024, Haroldo ocupou a Direção de Futebol em 2016. 

Novas atribuições
Agora CEO de Futebol, Haroldo comandará tanto o Futebol Masculino Profissional quanto às questões que envolvem as categorias de base do Time do Povo. No guarda-chuva gerido pelo dirigente, estarão o Diretor Adjunto das Categorias de Base os Executivos de Futebol da equipe profissional e da formação de atletas, além de Coordenadores Técnicos e as respectivas comissões. 

Ao falar sobre o novo cargo, Haroldo enalteceu que é um processo de crescimento do clube e que 

“O Ceará avança no profissionalismo. É algo que vai ao encontro do que o futebol atual pede, mais foco em funções específicas. A gente passa, também, pensando em uma integração do futebol do clube, a abranger também o futebol de base. Ou seja, passa a ser um departamento de futebol do clube, incluindo o futebol profissional e o futebol de base. As duas estruturas estarão funcionando de forma integrada em uma pasta só. Obviamente, com as estruturas se desenvolvendo a partir de cada pasta. É uma forma de avanço, de modernização do clube. O futebol, atualmente, exige modernização, processos e a gente precisa avançar. Nesse retorno à Série A, o clube precisa, também, se estruturar, porque não é só o trabalho de campo que nos permite ter bons resultados. O trabalho fora de campo também precisa dar esse alicerce”, salientou. 

Novo organograma
A mudança de cargo de Haroldo Martins faz parte da mudança de organograma do Ceará SC que, a partir de então, terá um CEO para o Futebol e um para as questões administrativas do clube, cargo ocupado por Danilo Bittencourt desde o meio do ano de 2024. 

Enquanto Haroldo será o responsável pelas ações que envolvem diretamente o trabalho de campo e demais atribuições de futebol masculino, Bittencourt realizará a gestão dos setores administrativos e organizacionais do clube.