Empatia e superação: Conheça a história do zagueiro Klaus e ‘Seu’ Orlando
Aos 62 anos de idade, José Orlando da Silva, nascido em Itaiçaba, município do interior do Estado, e profissional do Ceará Sporting Club como massagista há 15 anos, mostrou que não tem idade certa para ir atrás dos sonhos.
Com dificuldade na infância em frequentar a escola, sr. Orlando morava com seus pais. Por motivos pessoais, a família vivia mudando de cidade. Com essas inúmeras mudanças, Orlando não conseguia acompanhar pelo menos um ano escolar completo.
Ainda que com as inúmeras dificuldades, Sr. Orlando não desistiu e lutou para superar as adversidades.
Em 2006, ano em que o Ceará foi campeão cearense após três anos, ‘Seu’ Orlando chegou ao Mais Querido. Na época, com 47 anos. Desde então, faz parte do staff do clube como massagista do elenco profissional.
O ‘benção’, como é conhecido por todos que trabalham no Ceará Sporting Club, já recebeu ajuda de alguns colegas de trabalho para aprender a ler e escrever, mas não conseguiu ter sequência por conta do tempo curto.
A vida não é uma linha reta e as vezes algumas curvas, por vezes inexplicáveis, são importantes.
Com uma lesão no ombro que tirou Klaus dos jogos do Time do Povo, o defensor precisou realizar tratamento intensivo no Departamento Médico e descobriu a história do Sr. Orlando e com o contato diário passou a ajudar no processo de alfabetização do profissional.
“Nesse momento de recuperação, mesmo em pouco tempo, pois próximas semanas já estarei treinando com mais intensidade, eu decidi ajudar o Seu Orlando a conseguir a ler e escrever, aproveitando o momento que estou aqui tratando”, afirmou o atleta.
Em uma atitude de muita empatia, o zagueiro comprou livros de alfabetização e letramento para assistência no dia a dia de aprendizado, além de diariamente ajudar o massagista com aulas explicativas sobre o alfabeto e a junção das letras.
Além do atleta, outros profissionais que trabalham no setor se comoveram com a história e da empatia do jogador, como o Médico Leandro Rêgo que comentou. “Não é uma situação habitual do futebol, a gente busca se ajudar em campo, até nas situações do dia a dia, mas essa história me pareceu muito desprendido. O atleta tá no momento de tratamento, o Sr. Orlando tá no cotidiano com a gente e isso foi fora do radar, uma empatia, a necessidade do outro. Eu achei fantástico! Foi em um dia de tratamento que eu capturei a cena e me emocionei bastante”.
Em poucos dias de aulas e estudos, Sr. Orlando já evolui, mas se mostra muito mais grato ao jogador do que qualquer outra coisa. Além disso, o massagista já consegue reconhecer a junção de algumas palavras.
A principal motivação para, mesmo aos 62 anos, retomar os estudos e consegui ler a Bíblia.
A história completa você acompanha na Vozão TV.
Jessyka Freitas - Departamento de Comunicação / CSC
Faça seu cadastro no VozaoID.com, é a sua conta única para todo o universo do Ceará Sporting Club. Com ela, você terá uma experiência cada vez mais personalizada.