Foto: Arquivo/cearasc.com

Pesquise o nome João Marcos Alves Ferreira e dificilmente encontrará imagens ou arquivos que não remetem ao Ceará Sporting Club. Volante brigador e com um toque de bola refinado, João chegou em Porangabuçu em maio de 2009, pouco antes da disputa da Série B daquele ano. Não se sabia, mas no jogo diante do Juventude, estreia do Vozão naquele Brasileirão, se iniciaria uma das histórias mais belas que um atleta já construiu com o manto sagrado do Time do Povo. 

Aquele jogo no Alfredo Jaconi foi o primeiro de um total de 375 partidas em que a Nação Alvinegra pôde ver o ‘João de Ferro’ honrando nossas cores e nos representando dentro das quatro linhas. 

Ídolo de uma geração, João foi peça chave para o acesso em 2009, conquista que representaria o início da mudança de patamar do Alvinegro. Na década seguinte, João disputou duas edições da Série A, conquistou um total de cinco títulos cearenses, além do título invicto da Copa do Nordeste. Depois disso, assim como iniciou sua história, João Marcos teve o ponto final de seu período como atleta do Vozão com um acesso, desta vez em 2017. 

Diferente do que poderia se imaginar, mesmo com a aposentadoria dos gramados, João não finalizaria sua história no Vozão. Após encerrar a carreira como jogador, o ex-volante passaria a integrar as categorias de base do Ceará,  exercendo, hoje, o cargo de coordenador de captação da base do Mais Querido.  

Nesta quarta-feira, 24/06, João Marcos completa 39 anos de vida e o Ceará Sporting Club deseja as mais sinceras felicitações ao ídolo, reafirmando o seu tamanho na história de 106 anos do Time do Povo. 

 Departamento de Comunicação - CSC