Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira, 22/06, os profissionais do CESP (Centro de Saúde e Performance) do Ceará Sporting Club participaram de um curso especializado no suporte à vida em situações de emergência, o BLS, do inglês Basic Life Support. 

A capacitação visa reconhecer de imediato situações de emergências com risco de vida às pessoas e agir, por meio de compressões torácicas e ventilação para o restabelecimento da integridade daqueles que estejam em meio à situação. 

Participaram do curso os médicos, fisioterapeutas, dentista e os massoterapeutas do Mais Querido e a capacitação ministrada pelos cardiologistas Dr. Carlos Mota e Dr. Rafael Macedo teve momentos teóricos e práticos. 

Médico do Vozão, o Dr. Joaquim Garcia salientou a importância da igualdade de ideias quanto aos processos adotados em situações como as simuladas no curso. 

“Esse tipo de treinamento é importante para garantir a coordenação de ação entre profissionais em eventuais atendimentos de urgência, não só em jogos, mas também em treinamentos e no dia a dia do clube”, finalizou

Caso recente 

Os trabalhos realizados buscam capacitar para o rápido socorro de pessoas em situações semelhantes ao do meia Christian Eriksen, atleta da Seleção Dinamarquesa de Futebol, que sofreu um mal súbito durante a partida de estreia da Eurocopa 2021. 

Após passar mal, Eriksen teve de ser reanimado ainda em campo e, segundo o médico da Seleção da Dinamarca, os procedimentos foram fundamentais para a recuperação do atleta.

 Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC