Foto: Mauro Jefferson/cearasc.com

Com o final da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o elenco do Ceará terá um período maior para se recuperar do desgaste físico ocasionado pelo intenso primeiro semestre de jogos. Apesar dos dois próximos jogos da Copa do Nordeste pela frente (semifinais), o Alvinegro terá tempo suficiente para regenerar seus atletas. 
N
Dos clubes da Série A do Brasileirão, nenhum outro time atuou mais que o Ceará nesta temporada. Em 2018, foram 42 jogos em quatro competições diferentes (Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro). O desgaste físico dos atletas é consequência de uma rotina extenuante de treinos, jogos e viagens. Para o preparador físico Flávio de Oliveira, a expectativa com a pausa para a Copa do Mundo é recuperar o aspecto corporal dos jogadores. Será um ponto a positivo para melhorar o rendimento dos atletas.

"Tem que ser sábio e ajustar os pontos necessários, com equilíbrio, juntos com o departamento médico e de fisiologia. Quando chegamos aqui, não tivemos tempo para impor nossa filosofia de trabalho.  Essa pausa vai contribuir para que possamos não só conhecer melhor o elenco, mas tratar do desgaste dos atletas da forma adequada. Nosso grupo precisa de descanso. Não só físico, mas psicológico também. É importante. Essa parada do Mundial vai fazer muita diferença quando retornarmos ao Brasileirão em julho", afirmou Flávio de Oliveira, em coletiva de imprensa.