Foto: Felipe Santos/CearaSC.com

São jovens e talentosos, verdadeiros campeões. Pelo Ceará Sub-20, conquistaram, juntos, o Campeonato Cearense 2021 da categoria, sob o comando do técnico Juca Antonello, e prometem muito mais para 2022. Escolhidos entre tantas outras promessas das categorias de base do Ceará, o meia Léo Rafael e o zagueiro Marcos Victor passarão a fazer parte do elenco profissional do Mais Querido a partir desta temporada com grande expectativa e muita raça, garantem.

Quem é Marcos Victor

O paredão Marcos Victor é o segundo defensor que o Ceará promove a partir de suas categorias de base em dois anos. Figura nesta lista, também, o atual zagueiro Gabriel Lacerda.

Oriundo de família de capoeiristas, o mais recente zagueiro profissional do Vozão conta que foi o único na família que escolheu o futebol como lazer e esporte. Cearense da capital, começou a jogar bola ainda com oito anos de idade, no futsal da escolinha do colégio. 

Recebeu bolsa para jogar pelo Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, o CENSF, por onde já passaram, também, outros jogadores que vestiram a camisa do Ceará nas categorias de base, como os meias David e Robert (esse último, atualmente, no Grêmio-RS).

Pelo CENSF, conquistou o Campeonato Cearense de Futsal Infantil sobre o Projeto Manoel Tobias Futsal/SESC e, anos depois, passou a treinar futebol de campo.

No campo, seu primeiro time foi o Maguari, aos 11 anos. Com 13 anos, ainda não federado, veio jogar como atacante do Ceará Sporting Club. Ainda jovem, despertou interesse do Ferroviário, por onde começou seu histórico como atleta federado. Jogou três anos pelo tricolor da Barra do Ceará e na sequência, chegou ao Floresta, time pelo qual conquistou o Campeonato Cearense Sub-20 2020 e a Copa Seromo Sub-20 2020. 

Durante a participação do Floresta na Copa do Brasil Sub-20 2021, o atleta acabou sendo negociado com o Ceará, onde chegou, por empréstimo, em junho do ano passado. 

Competente, o atleta voltou a levantar a taça do Estadual Sub-20 em 2021, dessa vez, com as cores preto e branco.

Em 2022, o jogador de 21 anos incompletos, passará a integrar o elenco do professor Tiago Nunes e nutre boas expectativas.

“Estou muito feliz em estar tendo essa oportunidade com o time profissional do Ceará. Sei que é uma oportunidade única, afinal é muito difícil eu chegar onde cheguei estando aqui tão pouco tempo. Mas nada é por acaso. Sei que isso é fruto do meu esforço e empenho e me manterei nessa trilha para me tornar um jogador sempre mais completo”, revelou Marcos.

Na última temporada, o defensor marcou três gols, sendo um pelo Floresta, na Copa do Brasil Sub-20, e dois pelo Ceará, no Campeonato Cearense Sub-20.

Quem é Léo Rafael

Nascido Leonardo Rafael dos Santos, o meia Léo Rafael foi parte de um pacote de grandes contratações que o Ceará fez para reforçar seu elenco Sub-20 em 2021. Segundo o que conta, é também o único futebolista da família. 

Natural de Campinas-SP, começou cedo, aos cinco anos de idade, na escolinha de futebol society do Guarani Futebol Clube. Subiu para as categorias de base do clube aos 12 e com 14 se transferiu para o Sociedade Esportiva Palmeirinha de Porto Ferreira, cidade distante 134 km da sua.

Do Palmeirinha, foi jogar no Rio Claro Futebol Clube do interior de São Paulo e, de lá, no Juventude de Porto Alegre.

A partir daí, já federado, integrou o elenco Sub-20 do Bragantino, a partir de 2019. Na sequência, saiu para defender, profissionalmente, o Grêmio Osasco e o Caldense.

Do Caldense, voltou a jogar base pelo Ceará, a partir de 2021. Sua primeira convocação foi feita pelo professor Juca para o jogo em que o Ceará venceu o Crato por 1 x 0,  pelo Campeonato Cearense. No entanto, o jogador não entrou em campo.

Sua estreia pelo Alvinegro se deu, justamente, contra um de seus ex-clubes, o Red Bull Bragantino, em jogo válido pelo Brasileirão de Aspirantes. Na oportunidade, o Ceará venceu por 3 x 0.

Na última temporada, o meia somou nove gols, incluindo um triplete sobre o Itarema pelas quartas do Cearense Sub-20, quando o Ceará goleou o adversário por 9 x 0.

"A sensação é única. Só minha família e Deus sabem o quanto trabalhei para chegar até aqui. Desde o momento que pisei no Ceará, joguei em busca de chegar ao profissional. Minha única meta é trabalhar forte, dar meu melhor para, assim, poder ajudar o grupo e o Ceará", conta o meia Léo.

Os craques têm suas apresentações marcadas para sábado, dia 08 de janeiro de 2022, quando todo o elenco alvinegro se reunirá para o início das atividades da atual temporada.

Felipe Glauber · Departamento de Comunicação - CSC