Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Na última semana, um novo ciclo foi iniciado em Porangabuçu e Léo Condé começou sua trajetória no comando do Ceará. Junto do comandante, chegaram ao Time do Povo Renato Negrão e Diego Kami Mura, profissionais que trabalham junto do treinador em todos os clubes treinados por Condé. O cearasc.com conversou com Renato e Diego sobre a metodologia de trabalho dos dois e sobre suas respectivas relações com o técnico alvinegro. 

Enquanto ainda era Renatinho, Renato Negrão jogou por equipes como São Paulo e Fluminense. Como jogador, o auxiliar alvinegro teve, inclusive, uma breve passagem pelo Ceará, em 2008. Quando se preparava para finalizar sua carreira como atleta, o profissional conheceu Léo Condé e, assim, iniciou a trajetória ao lado do técnico. 

“Eu sou ex-atleta profissional e trabalho diretamente no futebol há 29 anos. A minha relação com o Léo Condé começou em 2014, na Caldense. Eu estava realizando a transição, parando de jogar e recebi um convite para me tornar auxiliar fixo da casa, e ele chegou para ser o treinador. A partir dali, começamos a trabalhar juntos e passei a rodar pelo meio do futebol junto dele”, contou.

O trabalho do dia a dia dos dois profissionais é baseado na confiança mútua e, segundo Renato, uma das funções primordiais do auxiliar é viabilizar as coisas para que o treinador tenha vida mais fácil para o desenvolvimento das atividades de campo. 

“No nosso trabalho, estamos há muito tempo juntos, então já temos um nível de confiança alto. Eu procuro ajudar o Léo nos fatores de campo, relacionamento com os atletas, levar dúvidas dos atletas para que possamos solucionar e, também, fora do campo. Como auxiliar, precisamos viver o clube de verdade. Em um grande clube como o Ceará, precisamos cercar o trabalho por todos os lados para que o foco do treinador fique 100% no campo”, disse. 

Diego Kami Mura
Além de Renato Negrão e Léo Condé, o outro reforço para a comissão técnica do Ceará foi o preparador físico Diego Kami Mura. Profissional de educação física, Kami Mura tem mais de 10 anos de experiência no futebol profissional e há três anos integra as comissões comandadas por Léo Condé. 

No Ceará, o profissional encontrou uma organização de outros profissionais da área e um sistema de trabalho elogiado pela comissão que chegou nos últimos dias. Comentando sobre a metodologia de trabalho junto àqueles que estavam em sua chegada, Kami Mura explanou como tem sido a rotina. 

“Trabalho com o Léo há três anos ininterruptos. Em todo clube que a gente chega, nós procuramos interagir ao máximo com os profissionais que aqui estão, até para conhecer um pouco melhor cada um dos atletas. Aqui no Ceará, desde que cheguei, temos reuniões diárias com as equipes da fisiologia, da preparação física de campo e da academia, para buscar o melhor rendimento de cada atleta daqui para frente”, contou.