Foto: Pedro Chaves

O ano era 2018 e saía da pequena Passagem, no agreste potiguar, mais um dos milhões de jovens brasileiros que buscam o sonho da profissionalização no futebol. Um dos quase 3 mil habitantes da cidade, Rhuan Pedro, ainda com os seus 12 anos, rumava ao Ceará para começar a trilhar o seu caminho no futebol de base. 

Filho de uma servidora pública e um caminhoneiro, o mais velho de dois irmãos, chegava ao Time do Povo para integrar-se à equipe Sub-13 do Vozão. Um ano depois, o jovem conquistaria o seu primeiro título com a camisa alvinegra, sendo, inclusive, o capitão no título do Campeonato Cearense Sub-13 da temporada 2019. 

Hoje, Rhuan é um dos atletas da categoria Sub-15 do Mais Querido e nessa semana realizou um dos maiores sonhos daqueles que jogam futebol: a convocação para a Seleção Brasileira. 

O zagueiro foi um dos 24 nomes convocados na primeira lista de Eduardo Patetuci para a Seleção Brasileira Sub-15. Ele os outros 23 atletas participarão de um período de treinamentos preparatórios para o Sul-Americano da categoria, que será disputado no segundo semestre. 

O cearasc.com conversou com exclusividade com o garoto do Time do Povo e da Seleção Brasileira. Confira o papo: 

cearasc.com: Qual a sensação ao saber da convocação?

Rhuan Pedro: Antes de tudo foi uma surpresa, mas eu fiquei muito feliz. Tenho trabalhado muito para isso e a oportunidade chegou. Espero ir bem e aproveitar da melhor maneira possível. 

cearasc.com: Desde 2019, o Ceará passa por uma transformação na base, se tornando melhor a cada ano. Fala um pouco sobre a estrutura do clube para os atletas.

Rhuan Pedro: É nítido que o Ceará vem trabalhando muito forte na Cidade Vozão. É um investimento a longo prazo, mas que já tem dado muito certo. 

cearasc.com: Qual o tamanho da importância do Ceará na sua vida?

Rhuan Pedro: Sou muito grato a esse clube pela oportunidade que eles me deram quando cheguei aqui. Hoje, realizar o sonho de todo jogador de base vestindo essa camisa é algo ainda mais especial. 

cearasc.com: Um ídolo no clube e um outro no futebol mundial? 

Rhuan Pedro: Por tudo o que já fez aqui, minha referência no clube é o Luiz Otávio, capitão do time. Além dele, me inspiro muito no Marquinhos, da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain. 

cearasc.com: Desde sua chegada ao clube, lá em 2018, qual o momento mais marcante de sua passagem pelo Ceará?

Rhuan Pedro: A convocação para a Seleção Brasileira superou tudo, mas outro momento muito importante foi o título do Campeonato Cearense Sub-13 2019. 

cearasc.com: Na base do Ceará, outros atletas foram convocados no ano passado e hoje fazem parte do elenco principal do clube. João Victor e David, mesmo que jovens, podem ser vistos como referência para vocês que estão na Cidade Vozão?

Rhuan Pedro: Podem sim. Assim como outros atletas que passaram por lá, como o Arthur Cabral, o Felipe Jonatan, o Alan Uchôa e o Gabriel Lacerda. Todos esses nomes são espelhos para quem está na base hoje.  

cearasc.com: Qual seu maior sonho vestindo a camisa do Ceará?

Rhuan Pedro: Como todos que estão na base, meu desejo é chegar ao profissional com essa camisa, conquistar títulos e dar muita alegria à Nação Alvinegra. 

cearasc.com: Na semana passada um representante da CBF esteve acompanhando o trabalho de vocês na Cidade Vozão. Os membros da comissão técnica trabalharam a parte psicológica com vocês para que trabalhassem da melhor maneira e com naturalidade?

Rhuan Pedro: Todos no clube nos falam que devemos estar sempre prontos para aproveitar as oportunidades que podem aparecer. Com relação a isso, foi exatamente assim. Nos deixaram tranquilos para fazer o nosso trabalho naturalmente. 

No próximo sábado, 05/06, Rhuan viaja para se apresentar à CBF e permanecerá por nove dias junto ao elenco Sub-15 da Seleção Brasileira.

 Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC