Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Originária da Grécia Antiga, a palavra ‘ídolo’ referia-se, naquele tempo, a objetos e/ou entidades adoradas pelos habitantes do território, por poderes tidos como sobrenaturais. Imaginava-se também que os seres que recebiam a alcunha tinham o poder sobrenatural de comunicar-se com os seres divinos, sendo representações de entidades superiores no plano terrestre. Mais de um milênio depois e com bem menos questões espirituais enraizadas na definição, vemos diversas semelhanças entre o que definiria um ídolo naquele período e o que faz com que alguém carregue tal nomenclatura no futebol. 

Símbolo de entrega, força e abnegação, Luiz Otávio é, em campo, a perfeita representação do que, na realidade atual, podemos considerar ídolo, fazendo com que, em determinadas situações, pensemos que os tais poderes sobrenaturais estão consigo. 

Comparando com a representação divina dos antigos ídolos para com os que estavam ao seu redor na Grécia Antiga, Luiz parece ter saído de uma das cadeiras da Arena Castelão direto para o campo, uma vez que representa tão bem o que cada torcedor faria dentro das quatro linhas. 

Nesta segunda-feira, 10/01, Luiz Otávio comemora cinco anos de Ceará. Titular desde sua chegada, em 2017, o zagueiro já gravou seu nome na história de 107 anos do Mais Querido. Em 231 partidas oficiais em que vestiu o manto alvinegro, Luiz marcou nove gols, conquistou dois campeonatos cearenses (2017 e 2018), um acesso (2017) e uma Copa do Nordeste (2020). 

Além das conquistas, em 2022, o zagueiro disputará sua quinta Série A consecutiva no Vozão e a segunda edição seguida da Copa Sul-Americana. 

Em suas redes sociais, Luiz Otávio citou o hino alvinegro e falou sobre a felicidade em chegar à marca e de carregar a braçadeira de capitão. 

“É um orgulho completar essa marca, além de ser capitão de um grupo unido demais. Que Deus siga abençoando o nosso Ceará e que 2022 seja um ano de muitas glórias”, disse. 

Luiz Otávio já tem data para reencontrar a Nação Alvinegra. O primeiro jogo do Vozão em casa será no próximo dia 01/02, pela Copa do Nordeste.

 Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC