Israel Simonton/cearasc.com

Por conta de decreto de isolamento social prorrogado pelo governo estadual devido à crise pandêmica provocada pela Covid-19, as atividades normais no CT de Porangabuçu ainda não retornaram. Mas os treinos com os jogadores, sim.

Através de videoconferências, o grupo de atletas executa as atividades físicas em suas casas. Diariamente, o elenco também responde a questionários para avaliações dos setores de preparação física, fisiologia, médico e de nutrição.

As respostas são analisadas minunciosamente para a elaboração de outros ciclos de treinos. Dessa vez, os exercícios são personalizados, seguindo planejamento individualizado para cada jogador, como é feito habitualmente nas atividades presenciais. Um dos responsáveis por repassar o conteúdo ao grupo de atletas é o fisiologista Giovanni Ramirez.

“Esses questionários virtuais ajudam na elaboração de treinos personalizados. Com eles, a gente consegue definir onde e como precisamos melhorar em cada atleta. É natural que valências físicas mudem de jogador para jogador. Precisamos estar atentos a isso na hora de planejar estas atividades mais individualizadas”, explica Ramirez.

Além das perguntas sobre aspectos físicos, o fisiologista ainda esclarece que o questionário virtual também aborda inquéritos alimentares e epidemiológicos. A construção das dietas permanece de forma individualizada. À noite, o setor médico do clube toma ciência, em relatório, das respostas às perguntas sobre sintomas do Covid-19 ou outras doenças.

Instruídos por preparadores físicos através de vídeo-chamadas, o grupo alvinegro segue essa rotina três vezes por semana. Nos demais dias da semana, os atletas executam as atividades previamente personalizadas por todos os setores envolvidos.