Foto: Divulgação/Ceará Sporting Club

Em 21 de dezembro de 1969, no Estádio Presidente Vargas com suas memoráveis arquibancadas de madeira, o Ceará entrou em campo diante do Clube do Remo/PA e conquistou o título do Torneio Norte-Nordeste, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual CBF.  A vitória veio em uma disputa acirrada contra a equipe paraense após uma série de três jogos decisivos.

No primeiro jogo, disputado na capital paraense, o Alvinegro foi derrotado por 2 a 1. Para a segunda partida, o Time do Povo precisaria da vitória para levar a decisão do título para uma terceira partida. O segundo jogo da decisão ficou marcado na memória da Nação Alvinegra e se tornou uma das maiores viradas da história do futebol cearense.

Na disputa da partida histórica, a equipe adversária abriu a vantagem de dois gols no placar e encaminhava a conquista do certame inter-regional. Empurrado pela Nação Alvinegra, o Vozão diminuiu com Magela e chegou ao empate com gol de Chiclets. Aos 44 minutos do segundo tempo, o gol de Gildo, maior artilheiro da história do Mais Querido, definiu a vitória de forma dramática e histórica.

Ainda na década de 1960, a televisão em nosso estado estava em seu processo inicial. Naquela época, os aparelhos televisores eram vistos como artigos de luxo. Em 1969, a única emissora no ar estava a extinta TV Ceará, fundada pelos Diários Associados, uma emissora local nos moldes das TVs TUPI do Rio de Janeiro e São Paulo.

O futebol, com suas partidas e noticiários, era acompanhado fielmente pelas ondas do rádio. Várias emissoras dividiam a audiência dos torcedores e adeptos do esporte bretão na capital cearense. Famosos prefixos, como, por exemplo: Rádio Assunção (à época administrada pela Arquidiocese de Fortaleza), Uirapuru, Dragão do Mar, Iracema, Verdes Mares e Ceará Rádio Clube se tornaram referência no sonoro meio de comunicação.

Naquela vitória alvinegra, o Centro Cultural do Ceará Sporting Club integrou em seus arquivos a vibrante narração do terceiro gol do Mais Querido, anotado pelo artilheiro Gildo. O registro sonoro por décadas ficou “perdido”. A narração do gol foi contada pelo locutor Julio Salles, à época no ar pela Rádio Uirapuru, com as reportagens na beira-campo produzidas pelo já falecido Jurandi Mitoso, foi digitalizada e disponibilizada pela Vozão TV. 

Com a vitória naquele jogo, o Vozão entrou em campo no dia 21 de dezembro e venceu novamente a equipe do Remo, dessa vez por 3 a 0, garantindo um dos mais importantes títulos da sua história centenária.

Departamento de Comunicação - CSC